Regional
Hospital Santo Antônio, em Barbalha, suspende cirurgias eletivas por falta de medicamentos
Referência em neurologia para 45 municípios da macrorregião do Cariri, o Hospital Santo Antônio, em Barbalha, suspendeu, no início desta semana, as cirurgias eletivas — sem caráter de emergência — por falta de anestésicos e sedativos. Em situação classificada como “crítica”, a unidade estima que o estoque será zerado em até uma semana. Isso acontece por causa do crescimento de pacientes infectados pela Covid-19.
O número de cirurgias eletivas já vem sofrendo uma redução na unidade, que realizava 10 operações por dia. Hoje, o número caiu para quatro, uma redução de 60%. A maioria dos procedimentos são hérnia e coluna, já as neurocirurgias são consideradas de urgência. Os sedativos e bloqueadores musculares também são medicações que servem como complementar no tratamento da Covid-19, mas estão sendo insuficientes por conta da demanda.
“Serve para adaptar o paciente para que respire melhor. Também são utilizados em cirurgias que demandam anestesia geral. Por sermos referência em neurocirurgia na região, a demanda para esse tipo de medicamento também é alta”, conta o diretor técnico do Hospital Santo Antônio, Geoge Severo.
Solução encontrada
Conforme o representante, a unidade foi obrigada a buscar alternativas e “fazer associações de outras medicações para poder manter o cuidado adequado desse paciente”. Os princípios ativo desses medicamentos geralmente são importados da China e da Índia. O Brasil está com dificuldades para recebê-los. “Isso é uma preocupação, mas estamos correndo atrás, procurando fornecedores para equalizar”, antecipa o médico.
O Hospital Santo Antônio, em Barbalha, está com 20 leitos dedicados a pacientes com Covid-19. Destes, 12 estão preenchidos, representando uma taxa de ocupação de 60%. Além disso, conta com 25 leitos clínicos, que alcança 13 vagas ocupadas.
A unidade atende a macrorregião do Cariri, a que atualmente mais preocupa as autoridades de saúde do Estado. Com 15.059 casos, ela vem apresentando um crescimento da doença acima da média estadual. Apenas Barbalha já alcança 881 casos confirmados e 25 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Em todo o Ceará, são mais de 140 mil casos confirmados do novo coronavírus e 7.127 óbitos, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa).
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu1 semana atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Mundo1 semana atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias1 semana atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense
-
Ceará1 semana atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas
-
Noticias1 semana atrásBolão registrado em Eusébio leva prêmio de R$ 158 milhões na Mega-Sena
-
Economia1 semana atrásFiscalização das movimentações via Pix ainda gera dúvidas entre os contribuintes
-
Americando1 semana atrásAMERICANDO: Carência existencial

