Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Atendimento psicológico emergencial é indicado para profissionais da saúde que atuam no combate ao coronavírus

Publicado

on

Durante o trabalho em meio à pandemia do coronavírus, profissionais da saúde enfrentam uma carga ainda maior de estresse. Para alguns, a pressão de cuidar e salvar vidas é uma constante, assim como o desgaste psicológico e a ansiedade.

A circunstância da epidemia, de acordo com a psicóloga Anice Holanda, faz parte do âmbito de emergências e desastres, área da psicologia que possui métodos específicos para atender pessoas que estão com sofrimento psíquico devido a uma situação externa, concreta e que afeta a todos. Ela trabalha no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), onde foi montado um plano de contingência para atender os profissionais da saúde da unidade nesse período.

“É algo diferente. A pessoa que está buscando esse serviço agora não está começando um processo de psicoterapia. Ela está sendo atendida naquele momento em que os aspectos emocionais se intensificam e podem estar bloqueando suas habilidades profissionais. A importância de se acolher nesse momento contribui para a eficácia da melhora”, explica.

Para atender os profissionais nesse perfil, segundo ela, é utilizada uma área de conhecimento chamada psicoterapia breve focal, desenvolvida décadas atrás durante um período de pós-guerra. “Essa área tem a capacidade de organizar o olhar do psicólogo para uma certa hierarquia de sintomas, a fim de conseguir fazer um diagnóstico rápido dos pontos que mais bloqueiam o equilíbrio da pessoa, para ela estar na função onde precisa estar”, pontua.

O processo atenua a ansiedade, minimiza os sintomas e contribui para que o profissional da saúde possa reaver o equilíbrio e se manter na rotina. O atendimento também serve como medida preventiva para a saúde mental, evitando que o quadro psicológico piore.

“Existem profissionais da saúde que já tinham transtornos leves ou moderados antes da epidemia. Então é necessário um cuidado maior para que essas pessoas consigam manter os seus tratamentos em dia. A psicoterapia online, que foi regulamentada, permite isso. Se for tratamento psiquiátrico, é bom checar se o médico está fazendo teleatendimento”, diz.

Anice Holanda destaca que o momento é de alerta para a importância de se cuidar, entender o valor de manter um tratamento que já vinha sendo feito, perceber que não está só e buscar suporte profissional.

Medo

“A primeira morte de paciente nunca saiu da minha cabeça”, conta Francisco Furtado Neto. A experiência no início da carreira como médico, há cinco anos, foi parte do aprendizado necessário para “adquirir resistência” no trabalho. Hoje, aos 32 anos, ele é diretor das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Bom Jardim, Vila Velha e Edson Queiroz. “Ninguém se acostuma com a morte, mas a gente vai aprendendo que isso faz parte do ciclo da vida. A gente tenta evitar que aconteça, ou pelo menos aliviar a dor desse momento, dar mais conforto ao paciente quando é inevitável”, diz.

Ele relata que, no atual contexto, a dificuldade em lidar com a perda une-se à preocupação em se contaminar com o novo vírus e o risco de transmiti-lo para outras pessoas. O que causa mais medo, porém, é ver crescer o número de mortes por dia, como aconteceu em outros países. “Temos muitos pacientes já entubados, outros ainda em suspeita. A profissão em si já causa um pouco de ansiedade, e nesse caso só aumenta”, afirma o médico.

Fora da unidade de saúde, pesa mais ainda a saudade dos familiares. Os parentes de Francisco Furtado Neto continuam em isolamento no município de Barbalha, sua cidade natal, e o contato agora é restrito às ligações e videochamadas. A falta dos sobrinhos, que ele via pelo menos uma vez por semana, agora é notável. O último encontro aconteceu há quase 25 dias.

Há dois meses, o médico iniciou sessões de terapia com uma psicóloga. O atendimento é feito pela internet semanalmente, por uma hora, e, segundo ele, vem ajudando bastante. “Ela reforçou que era muito importante fazer essas sessões nesse momento. Por mais que a nossa classe já esteja lidando com pressão desde a faculdade, agora é como uma situação de guerra sem armas. Essas questões ficam sempre martelando na nossa cabeça. E é impossível não pensar nas pessoas com menos condições sociais, que não podem fazer o isolamento social de maneira confortável. A gente tenta ajudar”, revela.

Além da frequente ansiedade, as situações adversas da epidemia podem gerar sensação de fraqueza, despreparo e exaustão emocional, conforme explica a psicóloga clínica Noália Araújo, professora de Psicologia da Universidade de Fortaleza. A principal recomendação a esses profissionais da saúde, segundo ela, é buscar ajuda por atendimentos online.

“Acredito que podemos tentar contribuir para minimizar esses impactos psicológicos. Fazemos essa escuta ativa e mais qualificada para quem precisa”, diz. “Esse atendimento tanto pode ser individual, ou em grupos online, para quem preferir”.

Ela indica, ainda, a busca por atividades que possam servir como distrações em casa, durante o isolamento e fora do horário de trabalho. Yoga, exercícios, pintura e leitura são exemplos. “Além disso, buscar fontes precisas, como a própria Organização Mundial de Saúde (OMS), ao invés de consumir esse bombardeio de mensagens em grupos de WhatsApp, com informações muitas vezes falsas. É bom sair desses excessos. Procurar ler sobre assuntos diferentes do que se está acostumado”, destaca.

Fonte: G1 CE

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos15 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias1 dia atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias1 dia atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu1 dia atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará2 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará2 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará2 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias3 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias3 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias6 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias6 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias6 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando7 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.