Regional
Acopiara vai promover evento de capoeira reunindo nomes nacionais e internacionais
[caption id="attachment_8825" align="alignleft" width="600"]
Foto: Diario Centro Sul[/caption]A capoeira, que é uma expressão cultural onde se mistura luta, dança, esporte, cultura popular, música e brincadeira, ganhará um grande evento em Acopiara no 10º Batizado e Troca de Codéis do Grupo Capoeira Gerais, de 12 a 14 de dezembro no Liceu.

Foto: Diario Centro Sul
A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, está apoiando a realização do evento. A Secretária Dra. Lúcia Martins informou que crianças do Polo de Atendimento também recebem aulas de capoeira e 10 delas estarão sendo batizadas e/ou graduadas.
O evento
Dia 12/18h: Curso técnico no auditório do Liceu;
Dia 13/18h: Curso prático no Liceu;
Dia 14/16h: Encerramento com batismo e troca de cordéis.
Além de Willian Douglas, mestre Mão Branca, Adinailton Santos, contra-mestre Já Morreu, os peruanos Marco Montero e Gerard David também estarão presentes comemorando os 12 anos do Grupo Capoeira Gerais em Acopiara.
Fique sabendo
Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, a capoeira é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, todos incorporados a uma malandragem tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais se refere às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Fonte: Diario Centro Sul
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

