Regional

Acopiara vai promover evento de capoeira reunindo nomes nacionais e internacionais

[caption id="attachment_8825" align="alignleft" width="600"]Foto: Diario Centro SulFoto: Diario Centro Sul[/caption]A capoeira, que é uma expressão cultural onde se mistura luta, dança, esporte, cultura popular, música e brincadeira, ganhará um grande evento em Acopiara no 10º Batizado e Troca de Codéis do Grupo Capoeira Gerais, de 12 a 14 de dezembro no Liceu.

Published

on

Foto: Diario Centro Sul

A capoeira, que é uma expressão cultural onde se mistura luta, dança, esporte, cultura popular, música e brincadeira, ganhará um grande evento em Acopiara no 10º Batizado e Troca de Codéis do Grupo Capoeira Gerais, de 12 a 14 de dezembro no Liceu.

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, está apoiando a realização do evento. A Secretária Dra. Lúcia Martins informou que crianças do Polo de Atendimento também recebem aulas de capoeira e 10 delas estarão sendo batizadas e/ou graduadas.

O evento

Dia 12/18h: Curso técnico no auditório do Liceu;

Dia 13/18h: Curso prático no Liceu;

Dia 14/16h: Encerramento com batismo e troca de cordéis.

Além de Willian Douglas, mestre Mão Branca, Adinailton Santos, contra-mestre Já Morreu, os peruanos Marco Montero e Gerard David também estarão presentes comemorando os 12 anos do Grupo Capoeira Gerais em Acopiara.

Fique sabendo

Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, a capoeira é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, todos incorporados a uma malandragem tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.

A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais se refere às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

Fonte: Diario Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile