Tecnologia
Novo material criado no Japão promete baterias mais potentes
Eletrólito desenvolvido na Universidade de Tóquio é capaz de tolerar tensões mais altas com mais segurança
Cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma nova química para as baterias de lítio-íon que promete torná-las mais seguras e capazes de suportar tensões mais altas. Na prática, isso pode significar maior autonomia para uma imensa gama de dispositivos, de smartphones a carros elétricos.
Os pesquisadores focaram no eletrólito, substância responsável por permitir o fluxo de elétrons entre o ânodo (polo negativo) e cátodo (polo positivo) da bateria. O eletrólito atual, carbonato de etileno (EC) se torna instável e inflamável em tensões superiores a 4,3 volts. Para substituí-lo, os pesquisadores desenvolveram um material chamado solvente de fosfato cíclico fluorinado (TFEP), que pode suportar tensões de até 4,9 volts.
A diferença pode parecer pequena, mas representa um aumento na capacidade de armazenamento de cada célula sem aumentar o peso das baterias ou aparelhos que as utilizam, algo que é o “santo graal” na pesquisa por novas tecnologias de armazenamento de energia.
“A maioria das pesquisas sobre eletrólitos é um pouco de tentativa e erro, com pequenas alterações na química básica que raramente oferecem vantagens”, disse o Professor Atsuo Yamada, responsável pela pesquisa.
Segundo ele, a abordagem veio de uma compreensão teórica das estruturas moleculares subjacentes. “Previmos propriedades como a segurança e tolerância a alta tensão antes de verificá-las experimentalmente. Sua confirmação foi uma surpresa muito agradável mesmo”, afirmou.
Fonte: Olhar Digital
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

