Juazeiro do Norte
Névoa úmida cai sobre o Cariri e duas aeronaves são impedidas de pousar em Juazeiro do Norte
Duas aeronaves que seguiam de São Paulo em direção ao aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, não puderam aterrissar no equipamento por complicações climáticas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a partir de dados do aeroporto da cidade, foi observada uma névoa úmida entre 1h e 2h30 da madrugada desta sexta-feira (6), o que impediu a visibilidade do espaço.
“A visibilidade horizontal variou entre cinco e três quilômetros. Não houve registro de chuva. É importante frisar que esta é uma análise da Funceme a partir dos dados do Meteorological Aerodrome Report (Metar) do aeroporto, cabendo ao comando do equipamento definir a autorização do voo ou não”, informou, em nota, a Funceme.
Um dos voos vinha de Campinas e outro de Guarulhos, ambas cidades paulistas. Como não puderam pousar no aeroporto cearense, foram direcionadas à cidade de Petrolina, em Pernambuco, a cerca de 347 km. Os passageiros ficaram alocados no aeroporto pernambucano.
Nevoeiro
Segundo o professor de Meteorologia do IFCE Campus Crato, Danusio Souza, o nevoeiro ocorre quando a base da nuvens está mais próxima do solo, normalmente em altitudes elevadas. “É um fenômeno que acontece com a elevação da umidade, acima de 90%, o abaixamento da temperatura e a falta de vento. Em algumas situações o nevoeiro é intenso e a visibilidade fica comprometida em uma distância de até 1000 metros”, ressalta.
“Nessas condições, pousos e decolagens de aeronaves ficam comprometidas e são canceladas por conta da visibilidade. Foi o que aconteceu no aeroporto de Juazeiro do Norte”, explica.
Segundo o portal ClimaTempo, a névoa úmida é um fenômeno “que pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer época do ano”. Segundo o portal, a diferença entre um nevoeiro e a névoa úmida é a visibilidade horizontal.
“Névoa úmida é uma forma de condensação da umidade do ar, como uma nuvem baixa, mas que não provoca chuva e em geral não causa redução significativa da visibilidade na superfície”
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que “em função das condições meteorológicas adversas no aeroporto”, o voo AD2498 (Juazeiro do Norte-Campinas) precisou ser cancelado. “Os Clientes dos voos alternados para Petrolina seguiram por via terrestre até o destino final, enquanto os que embarcariam com a Azul para Campinas foram acomodados em outras operações da própria companhia”, esclareceu.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

