Regional
Urca é a Universidade com menor índice de abandono do Brasil
O destaque da Universidade Regional do Cariri (Urca) entre as 25 instituições de ensino superior do Brasil com menor índice de evasão, tem sido resultado de um trabalho que envolve desde políticas governamentais e investimentos, além de todos os segmentos da universidade.
Divulgada pela plataforma Quero Bolsa recentemente, que se utiliza de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das 25 universidades com o menor índice de abandono, a Urca se encontra em primeiro lugar, com 4,47%, ou seja, a cada 100 alunos matriculados na universidade, menos de cinco abandonam o curso antes de se formarem. O segundo menor índice ficou com a da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), com uma taxa de 6,74%, seguida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a taxa de 6,90%, a terceira mais baixa do país.
Vale destacar que a Urca tem mais de 90% dos seus alunos egressos de escolas públicas, ressaltando o importante papel social na região Sul e Centro-Sul do Estado do Ceará, abrangendo em seu raio de atuação, estudantes de outros estados da federação, como Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, entre outros.
O Reitor da Universidade, Professor Francisco do O’Lima Júnior, destaca a importância desse índice, demonstrando a macro estratégia que o Governo do Ceará tem tido de valorizar a educação, começando pela básica, e em todos os seus níveis. “No caso da Urca, esse é um trabalho bem articulado que envolve todos os segmentos da comunidade acadêmica, desde a gestão superior se empenhando em um conjunto de ações consolidadas de assistência estudantil, com apoio do Governo do Ceará e sistematizado da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação (Secitece). Isso, num esforço articulado de todas as esferas, e envolve outros atores da comunidade acadêmica. Desde os servidores que atuam em todas as esferas administrativas e principalmente aos estudantes.
“A Universidade é uma possibilidade de transformação nas vidas”, diz o Reitor. Para ele, os alunos entram na instituição, têm o orgulho de ser Urca e finalizam seus cursos dentro dos prazos estabelecidos no plano político pedagógico de cada curso, num esforço muito grande, e colocam a instituição dentro de uma condição de destaque nacional, das universidades públicas. “Isso indica que é acertada a opção pelo ensino superior, gratuito e de qualidade, e uma universidade cada vez mais ampla e com compromisso social, de entregar nos prazos estabelecidos profissionais formados à sociedade”, avalia.
Fonte: Governo do Estado do Ceará
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

