Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Nove UPAs no CE estão prontas e sem funcionar

Publicado

on

Milhões de reais investidos – R$ 14.450.000 – e nenhum retorno à saúde da população. São essas as cifras que representam o total gasto com a construção de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Ceará, nos municípios de Acaraú, Barbalha, Boa Viagem, Cascavel, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim e Tianguá – que estão finalizadas, algumas desde 2013, mas continuam fechadas, segundo informações do Ministério da Saúde confirmadas pelos municípios.

De acordo com a Pasta federal, além das nove no Interior do Ceará, uma décima UPA estaria pronta e sem funcionar em Fortaleza. O prefeito Roberto Cláudio negou. “A gente termina a obra, equipa e inaugura. A única UPA que estava por finalizar era a do Dendê, que já abriu há mais de dois meses, e estamos bancando com 100% de recurso próprio. Demora até um ano para o Ministério da Saúde colocar dinheiro, mas nem esperamos”, informa o gestor, explicando que a unidade “ainda não foi credenciada pelo Ministério” e, por isso, deve constar como fechada.

Os municípios do Interior, porém, não possuem a mesma condição financeira que a Capital. Segundo afirma, categórico, o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, “colocar as UPAs em funcionamento fora da Capital é impossível se Estado e União não enviarem recursos”.

De acordo com o gestor, os municípios têm conhecimento sobre os prédios inativos, e a discussão sobre o que fazer com eles já se estende por quase dois anos junto à Confederação Nacional de Municípios (CNM), ao Estado e à União. “Esse diálogo é para que as estruturas não se tornem elefantes brancos, em que foram gastos milhões de reais sem retorno algum”.

Em maio deste ano, o Governo Federal publicou uma portaria para a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde (SUS), autorizando estados e municípios a utilizarem a estrutura das UPAs inativas para outra finalidade na área da saúde. “A medida atende a uma demanda das prefeituras para não perder a estrutura. Existem 955 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 145 UPAs 24h no País já concluídas e sem funcionamento”, contabiliza o Ministério, em nota. Com o decreto, “será possível utilizar os prédios como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Academias da Saúde, entre outros”.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) explica que “quem tem total gerência sobre a construção e inauguração de uma UPA é o município”, que recebe os recursos do Ministério da Saúde em três parcelas. Já o custeio mensal das unidades “é tripartite – União, Estado e Município -“, e inicia após a inauguração do equipamento.

Conforme a Sesa, “o Governo repassa R$ 250 mil mensais para a manutenção dos serviços, o equivalente a 25% do valor” necessário para manter uma UPA. A Pasta garantiu ainda que “acompanha e tem o conhecimento de todas as obras em andamento, mesmo sendo sob gestão municipal” e que, uma vez “em pleno funcionamento”, as UPAs já começam a receber os recursos estaduais “para manutenção dos serviços”.

Colaboradores do Diário do Nordeste nos municípios de Quixeramobim, Juazeiro do Norte e Barbalha foram até as UPAs e constataram que as estruturas existem, mas de portas fechadas. A reportagem também entrou em contato com as prefeituras de Boa Viagem, Cascavel, Jaguaribe, Morada Nova e Tianguá, que confirmaram a existência dos prédios prontos, alguns faltando apenas reparos físicos ou os equipamentos médicos.

“Não existia demanda para ter UPA”, garante o prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio. Para ele, a instalação do equipamento no bairro do Rosário foi um “programa eleitoreiro”, pois, o Município já conta com dois hospitais de grande porte que atendem urgência e emergência 24h e recebem recursos federais e municipais. Para não deixar o prédio ocioso, a Prefeitura de Barbalha vai instalar uma policlínica municipal para realização de alguns exames como ultrassom, eletro, e colposcopia.

Incapacidade

As principais causas apontadas pelos gestores para o não funcionamento das UPAs são a falta de recursos federais e a incapacidade municipal de manter o serviço, como ilustra o secretário da Saúde de Cascavel, Luís Carlos do Nascimento. “Nossa UPA é um projeto de 2012, teve que passar por adequações, os recursos estão defasados. Já solicitamos à Pasta federal a utilização da UPA como ‘pronto atendimento municipal’, atendendo em menor porte.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias2 dias atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias2 dias atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu2 dias atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará3 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará3 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará3 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias4 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias4 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 semana atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 semana atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 semana atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 semana atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.