Mundo
Incêndio devasta complexo arqueológico milenar no Peru
Um incêndio destruiu neste domingo um mural de 2.000 anos e grande parte dos vestígios de um complexo arqueológico no norte do Peru, anunciou o diretor do Museu Tumbas Reais de Sipán, Walter Alva.
“Recebi a lamentável e trágica notícia de um incêndio que destruiu o monumento arqueológico de Ventarrón”, afirmou Alva em um comunicado.
Ventarrón é considerado a expressão arquitetônica primordial do norte do Peru, que abrigava, segundo o arqueólogo, “a pintura mural mais antiga da América”.
O fogo destruiu vasos de cerâmica, murais de mais de 2.000 anos e informações documentais do Complexo Arqueológico Ventarrón em Pomalca, na região de Lambayeque.
O incêndio foi iniciado por funcionários da empresa agroindustrial Pomalca, que queimaram um campo de cana-de-açúcar.
“Estamos perdendo um monumento excepcional e único em seu gênero. Espero que investiguem e estabeleçam responsabilidades. Posso apenas expressar minha indignação tristeza com esta perda irreparável”, destacou Alva.
Os bombeiros informaram que conseguiram controlar o incêndio em 95%. Funcionários do Ministério Público devem visitar a região e examinam a possibilidade de responsabilizar a direção da empresa Pomalca.
O ministério da Cultura condenou qualquer ato contra o patrimônio cultural e pediu uma investigação.
Especialistas viajaram a Ventarrón para examinar os danos.
O sítio arqueológico de Ventarrón é um templo de 4.500 anos que fica do lado oeste das encostas de mesmo nome e tem pinturas murais.
Fonte: Agence France Presse
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

