Regional
1,1 tonelada de fios irregulares é removida de postes no Ceará
A Enel estima que o Estado tenha 17 mil pontos de fiação irregular. Um poste pode receber até seis fios. População pode denunciar casos.
Em trecho da avenida Santos Dumont, no Papicu, mais de uma dúzia de fios de telecomunicações e energia aglomerada em um mesmo poste. A situação encontrada na via é comum e pode oferecer riscos para quem passa próximo a esses postes, além de poluir visualmente a Cidade e prejudicar o fornecimento de energia elétrica. A Santos Dumont é uma das vias onde irregularidades em postes com fiação estão sendo combatidas.
Desde julho, a Enel opera na regularização desses pontos com problemas, estimados em 17 mil em todo o Estado. Até agora, foram 654 postes regularizados e 1,1 tonelada de cabos e caixas de telecomunicação removida. A meta é reordenar 400 pontos por mês.
As ações já ocorreram, principalmente, nos municípios de Fortaleza e Ocara (a 102 quilômetros da Capital). A população pode procurar a empresa e denunciar irregularidades.
Procedimento
Cada poste pode receber até seis fios, sendo quatro alugados a empresas de telecomunicações, um da companhia elétrica e um do Governo do Estado. “Mas várias empresas fixam (fios) nos postes sem autorização e ainda usam o espaço como almoxarife, acumulando cabos”, explica Ronaldo Freire, gerente da área de Clientes de Governo da Enel. O acumulado de cabos é chamado de rede morta.
Além do limite de capacidade, na instalação deve ser respeitada a distância mínima entre o solo e a fiação: o cabo mais baixo deve estar a, pelo menos, seis metros do chão. Nos postes, cada fio teve ter afixada etiqueta de indicação da empresa responsável. Após identificadas, aquelas que desrespeitam o plano de ocupação e as normas técnicas são notificadas pela Enel. Se não houver adequação em até 30 dias, os cabos são removidos e multas previstas em contrato aplicadas.
Os materiais removidos pela Enel nas fiscalizações dos postes estão sendo reaproveitados pela Associação dos Catadores de Independência. Com eles são produzidos cadeiras, cestos e luminárias, gerando renda para os participantes.
Serviço
Denúncias de fiação irregular para a Enel
Contatos: 0800 285 7887 (central exclusiva) e compartilhamento.brasil @enel.com
O Povo
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

