Regional
1,1 tonelada de fios irregulares é removida de postes no Ceará
A Enel estima que o Estado tenha 17 mil pontos de fiação irregular. Um poste pode receber até seis fios. População pode denunciar casos.
Em trecho da avenida Santos Dumont, no Papicu, mais de uma dúzia de fios de telecomunicações e energia aglomerada em um mesmo poste. A situação encontrada na via é comum e pode oferecer riscos para quem passa próximo a esses postes, além de poluir visualmente a Cidade e prejudicar o fornecimento de energia elétrica. A Santos Dumont é uma das vias onde irregularidades em postes com fiação estão sendo combatidas.
Desde julho, a Enel opera na regularização desses pontos com problemas, estimados em 17 mil em todo o Estado. Até agora, foram 654 postes regularizados e 1,1 tonelada de cabos e caixas de telecomunicação removida. A meta é reordenar 400 pontos por mês.
As ações já ocorreram, principalmente, nos municípios de Fortaleza e Ocara (a 102 quilômetros da Capital). A população pode procurar a empresa e denunciar irregularidades.
Procedimento
Cada poste pode receber até seis fios, sendo quatro alugados a empresas de telecomunicações, um da companhia elétrica e um do Governo do Estado. “Mas várias empresas fixam (fios) nos postes sem autorização e ainda usam o espaço como almoxarife, acumulando cabos”, explica Ronaldo Freire, gerente da área de Clientes de Governo da Enel. O acumulado de cabos é chamado de rede morta.
Além do limite de capacidade, na instalação deve ser respeitada a distância mínima entre o solo e a fiação: o cabo mais baixo deve estar a, pelo menos, seis metros do chão. Nos postes, cada fio teve ter afixada etiqueta de indicação da empresa responsável. Após identificadas, aquelas que desrespeitam o plano de ocupação e as normas técnicas são notificadas pela Enel. Se não houver adequação em até 30 dias, os cabos são removidos e multas previstas em contrato aplicadas.
Os materiais removidos pela Enel nas fiscalizações dos postes estão sendo reaproveitados pela Associação dos Catadores de Independência. Com eles são produzidos cadeiras, cestos e luminárias, gerando renda para os participantes.
Serviço
Denúncias de fiação irregular para a Enel
Contatos: 0800 285 7887 (central exclusiva) e compartilhamento.brasil @enel.com
O Povo
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

