Mundo
Quem é o ‘guru rockstar’ condenado a 10 anos por estupro e que foi pivô de onda de violência na Índia
Um tribunal no norte da Índia condenou um polêmico guru a dez anos de prisão por estuprar duas de suas seguidoras.
Gurmeet Ram Rahim Singh, conhecido como “Rockstar Baba”, tinha sido considerado culpado na semana passada pelo mesmo tribunal. O veredito provocou um distúrbios nos Estados de Haryana e Punjab, que deixaram pelo menos 38 mortos e mais de 200 feridos.
Milhares de policiais foram enviados nesta segunda-feira a Panchkula, cidade que sediou o julgamento, para prevenir novas eclosões de violência.
Cerca de 200 mil seguidores do guru tinham se concentrado na cidade na semana passada para acompanhar o julgamento. Na sexta-feira, as forças de segurança bloquearam ruas e foram fechadas escolas, escritórios e serviços de trem.
Houve casos de vandalismo e ao menos duas estações de trem foram incendiadas.
Policiais usaram gás lacrimogênio e jatos d’água para controlar a multidão.

O guru foi considerado culpado pelo estupro de duas seguidoras em 2002. Ele foi levado em custódia, e espera-se que a corte divulgue a pena na segunda-feira.
Mas, afinal, quem é Gurmeet Ram Rahim Singh?
‘Guru das joias’
Conhecido como “Rockstar Baba”, Singh tem 50 anos e frequentemente é visto usando roupas coloridas e já apareceu em vários clipes. Ele também ganhou o apelido de “guru das joias” por ostentar bijuterias.
Com aparência de estrela do rock, é um dos gurus mais poderosos da Índia, e, para seus milhares de seguidores, tem status de divindade.
Segundo Rowlatt, o guru se locomove de moto e já apareceu em vários filmes próprios, além de shows de rock. Ele tem até sua linha de alimentos e é o líder da seita Dera Sacha Sauda.
Em seu site, o culto afirma ter mais de 60 milhões de seguidores e se define como “uma organização espiritual e de bem-estar social que pratica o humanitarismo e o altruísmo”. Singh se tornou líder da seita aos 23 anos.
Além de dirigir vários hospitais e escolas, a Dera Sacha Sauda diz lutar por reformas para as trabalhadoras sexuais e contra o infanticídio feminino.
Em 2010, a seita organizou um “mutirão de casamentos” nos quais mais de mil seguidores “se voluntariaram” para casar com trabalhadoras sexuais.
‘Santo’
Singh é descrito por seus devotos em várias páginas na internet como um santo, além de “inventor, escritor, cientista, filósofo, filantropo, ativista pela paz e humanista definitivo”.
Nos últimos meses, o guru esteve em meio a uma polêmica após acusações de ter forçado 400 seguidores a se submeterem à castração para “se aproximar de deus”.
Ele também é acusado de estupro e assassinato, acusações que nega.
No passado, ele foi criticado por debochar de figuras religiosas. Em 2007, a comunidade Sikh o acusou de insultar sua fé quando ele apareceu em uma publicidade vestido como o Guru Gobind Singh, reverenciado por eles.
Em 2015, uma organização hindu prestou queixa contra Singh depois que ele apareceu em um vídeo posando como o deus hindu Vishnu.
Fonte: BBC
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

