Regional
IBGE contabiliza mais de 8.500 casamentos homoafetivos após regra do CNJ
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) informa que, entre maio de 2013 e o final de 2014, 8.555 uniões civis entre pessoas do mesmo sexo haviam sido registradas em cartórios de todo o país.
Os dados de 2015 ainda estão sendo compilados pelo IBGE e devem ser divulgados em novembro deste ano. O impulso para que casais do mesmo sexo oficializem uniões estáveis foi assegurado pela Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina aos cartórios brasileiros a obrigatoriedade de converter uniões estáveis homoafetivas em casamento civil. A resolução do CNJ completou três anos em maio passado.
Entre os 4.854 casamentos homoafetivos registrados em 2014, 50,3% foram entre pessoas do sexo feminino e 49,7% entre pessoas do sexo masculino. A região Sudeste concentrou o maior percentual de uniões homoafetivas, seguida pelas regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, com 3,4%. As maiores concentrações percentuais de uniões homoafetivas na região Sudeste estão no estado de São Paulo, com 66,9% para o conjunto masculino e 71,9% para o feminino.
A equiparação do casamento civil estende aos homossexuais os mesmos direitos estabelecidos pelo Código Civil para casais heterossexuais, como inclusão em plano de saúde e seguro de vida, pensão alimentícia, direito sucessório, divisão dos bens adquiridos, entre outros.
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

