Brasil
DIU hormonal para endometriose terá cobertura obrigatória pelos planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os planos de saúde deverão oferecer cobertura para o DIU hormonal no tratamento de pacientes com endometriose que tenham contraindicação ou não adesão aos contraceptivos orais combinados. A nova regra entra em vigor em 1º de outubro de 2026.
A mudança foi estabelecida pela Resolução Normativa nº 680, publicada em 18 de setembro. A norma atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e determina que a cobertura obrigatória inclua tanto o dispositivo intrauterino hormonal quanto o procedimento para sua inserção.
O DIU hormonal libera levonorgestrel diretamente no útero. O método pode reduzir o fluxo menstrual e as cólicas, sendo uma das alternativas utilizadas para controlar sintomas relacionados à endometriose. A indicação, porém, deve considerar as condições clínicas de cada paciente.
A cobertura não será automática para todas as pessoas diagnosticadas com endometriose. Para ter direito ao procedimento conforme a nova diretriz da ANS, é necessário que o caso se enquadre nos critérios estabelecidos, incluindo contraindicação ou não adesão aos contraceptivos orais combinados. A justificativa médica deverá constar na documentação do atendimento.
A inclusão do tratamento no rol obrigatório amplia as possibilidades de atendimento pela saúde suplementar. A medida segue uma mudança semelhante adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que incorporou o DIU hormonal para essa indicação em 2025. A ANS orienta que pacientes com dúvidas sobre cobertura consultem a operadora e, em caso de negativa indevida, utilizem os canais de atendimento da agência. ( Foto: Reprodução/CNN Brasil )
-
Ceará13 horas atrásEstudantes do Ceará participam da construção de três satélites que estão em órbita da Terra
-
Ceará13 horas atrásEmpresa é condenada a pagar R$ 17,7 mil após cancelar contratação de trabalhador no Ceará
-
Brasil13 horas atrásViih Tube anuncia saída das redes sociais por falta de propósito
-
Brasil13 horas atrásBrasil reforça vacinação contra o sarampo diante do avanço da doença nas Américas
-
Mundo13 horas atrásPlano de paz para Gaza não avança e bombardeios continuam três anos após início da guerra
-
Ceará13 horas atrásFestival de Teatro Infantil terá 40 apresentações gratuitas em quatro cidades do Ceará
-
Mundo14 horas atrástrump autoriza execução por fuzilamento de condenado por ataque que matou 13 pessoas
-
Brasil14 horas atrásBets começam a sair do ar nesta terça-feira; veja como será a devolução dos saldos
