Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Reunião de avaliação de operação do açude Trussu decide vazão mínima

Publicado

on

PodMais
PodMais
Reunião de avaliação de operação do açude Trussu decide vazão mínima
Loading
/

O momento contou com a participação de membros do comitê de gestão da sub-bacia do Alto do Jaguaribe e do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) e tinha como objetivo garantir que o reservatório mantenha os níveis compatíveis com o abastecimento das cidades de Iguatu, Acopiara e Quixelô, além de reduzir o prejuízo causado aos produtores rurais.

A reunião de avaliação da operação do açude Roberto Costa, “Trussu”, e definição da operação na quadra chuvosa, foi realizada na última terça-feira, 23, no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira.

A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), através do gerente da regional de Iguatu, Raimundo Lauro Filho, também esteve presente. Na ocasião foi decidida pela manutenção a vazão mínima de 200 litros por segundos.

Escute abaixo a entrevista com o Gerente da COGERH

 

Abastecimento humano 
O açude Trussu encontra-se com o seu nível hídrico em 22%. O gerente, com base nos dados, fez um prognóstico simulando o pior quadro para o abastecimento humano das cidades de Iguatu e Acopiara. “O açude tem de tamanho 268mi de m³ de capacidade e hoje conta com 59mi de m³ de seu abastecimento. Nossas simulações apontam que até abril de 2018 ainda tenhamos a garantia de um abastecimento humano para as duas cidades supondo que em 2016 e 2017 não ocorra inverno”, disse Lauro.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA