Política
Comissão aprova conversão de trabalho voluntário em créditos para cursos de graduação
Trabalho voluntário poderá contar créditos em cursos de graduação. A medida está prevista no projeto de lei (PL 3963/08) do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Pela proposta, o tempo dedicado ao trabalho voluntário realizado em instituições de assistência educacional e social será convertido em créditos para integralização de currículos em cursos de graduação de ensino superior.
O texto aprovado na Comissão de Seguridade é uma fusão de propostas semelhantes que tramitam em conjunto com o projeto do deputado Valdir Colatto.
Ao apresentar o seu substitutivo, a relatora na Comissão, deputada Leandre (PV-PR), destacou que, em 2010, existiam mais de cento e quarenta milhões de voluntários em todo o mundo atuando em áreas estratégicas para superação da pobreza e estímulo ao desenvolvimento. Os dados constam de pesquisa realizada em 2011 pela universidade americana John Hopkins, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Programa de Voluntários das Nações Unidas.
Segundo a relatora, a experiência do trabalho voluntário “poderá reforçar a noção de solidariedade social nos futuros profissionais, permitindo a eles perceberem que o bom resultado da ação coletiva dependerá, em grande medida, de esforços que ultrapassem os interesses individuais”.
Realidade
Autor do projeto, o deputado Valdir Colatto observou que as universidades brasileiras estão distantes da realidade do dia a dia e a proposta, segundo avalia, pode ajudar o aluno a levar sua experiência para a vida acadêmica.
“Ele está fazendo um trabalho mas, ao mesmo tempo, ele está vendo a realidade e essa realidade ele pode levar para dentro da escola para, realmente, contribuir para a boa formação dele e até a perseverança de continuar ou não no curso que ele está fazendo”, destacou o autor.
Tramitação
A proposta está sendo apreciada em caráter conclusivo pelas comissões e será analisada agora pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara Notícias
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

