Regional
Cortejo do Pau da Bandeira em Barbalha pode sofrer alterações

Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) está sendo elaborado pelo Ministério Público Estadual (MPCE) com o objetivo de modificar o cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Neste ano, um homem de 40 anos morreu quando carregava a madeira, em Barbalha, na região do Cariri.

Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) está sendo elaborado pelo Ministério Público Estadual (MPCE) com o objetivo de modificar o cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Neste ano, um homem de 40 anos morreu quando carregava a madeira, em Barbalha, na região do Cariri.
Cícero Ricardo morreu imediatamente após ser atingido na cabeça, a menos de 100 metros do ponto final da cerimônia. A promotora Alessandra Magda disse que, para a segurança da próxima edição, estão sendo analisadas a desobstrução das ruas, calçadas e um cordão de isolamento para os carregadores, além da retirada dos paredões de som ao longo do trajeto do mastro do pau da bandeira.
“Foi uma fatalidade. Todas as medidas de segurança são tomadas antes do cortejo. Nunca houve registro tão grave durante quase 100 anos de festa. A reunião foi importante para que possamos minimizar os riscos”, defendeu o secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna.
De acordo com o historiador Josier Ferreira, a festa de Santo Antônio de Barbalha está passando por processo de avaliação para se tornar patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). “Qualquer imposição de descaraterização da festa, o Ministério da Cultura volta a trás e quem perde é Barbalha”, explicou.
Novas reuniões serão realizadas no decorrer do ano, conforme o MPCE.
Fonte: Ceará Agora
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

