Tecnologia
Pesquisadores criam teste de HIV por smartphone

Pesquisadores da Universidade de Columbia acabam de desenvolver um acessório para smartphones que promete realizar testes de HIV (o vírus da AIDS) e sífilis.
Enquanto a maioria dos equipamentos de diagnóstico padrão custa em média, US$ 18 mil, o aparelho construído pelos cientistas pode ser fabricado por apenas US$ 34. A ideia é que o dispositivo seja lançado oficialmente, principalmente para ajudar em clínicas itinerantes que são montadas para ajudar populações distantes ou com sistema de saúde precário.
Para realizar um teste com o equipamento, é preciso pingar algumas gotas de sangue na lâmina inclusa e em seguida, acoplá-lo à entrada de fone de ouvido do smartphone. Em seguida, por meio de um aplicativo, o acessório realiza um procedimento similar ao do ensaio imunossorvente. O tempo de espera para o resultado é de 15 minutos.
O aparelho já foi testado com 96 mulheres em Ruanda, na África e o desempenho foi, segundo os pesquisadores, “quase tão bom” quanto o exame tradicional.
Fonte: Olhar Digital
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

