Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Mundo

Manifesto contra IA superinteligente reúne príncipe Harry, celebridades e ex-aliado de Trump

Publicado

on

Um grupo diverso formado por figuras públicas como o príncipe Harry, Meghan Markle, líderes religiosos, artistas e até o ex-estrategista de Donald Trump, Steve Bannon, assinou um manifesto pedindo a proibição do desenvolvimento de inteligência artificial superinteligente. A iniciativa foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo instituto Future of Life, fundado em 2014 e conhecido por seus alertas sobre os riscos da IA.

No texto, os signatários reconhecem que a inteligência artificial pode trazer avanços significativos em áreas como saúde e desenvolvimento econômico. No entanto, expressam preocupação com os planos de grandes empresas de tecnologia, que estariam buscando criar sistemas superinteligentes — ou seja, capazes de superar os humanos em praticamente todas as tarefas cognitivas. O manifesto defende que esse tipo de desenvolvimento seja proibido até que haja um consenso científico de que pode ser feito com segurança e controle, com apoio da sociedade.

Além de Harry e Meghan, a carta é assinada por nomes como o comentarista conservador Glenn Beck, o cofundador da Apple Steve Wozniak, a ex-presidente da Irlanda Mary Robinson e o empresário Richard Branson, fundador do grupo Virgin. Também estão entre os signatários líderes cristãos e evangélicos, evidenciando o amplo espectro ideológico e religioso das pessoas preocupadas com o avanço descontrolado da IA.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA