Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Economia

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Publicado

on

A emissão de certificados sanitários para exportação de ração animal no Brasil agora está três vezes mais rápida, graças a medidas de desburocratização implementadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O prazo de emissão, que antes era de 15 dias, foi reduzido para apenas 5 dias, proporcionando economia de tempo e redução de custos aos exportadores de insumos para a fabricação de ração de pets e de animais de grande porte. Esse avanço foi possível com a implementação do Portal Único do Comércio Exterior, que contou com a colaboração do MDIC, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Receita Federal.

Anteriormente, o processo era mais lento e exigia várias etapas em diferentes sistemas, incluindo o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Siscomex. Agora, com as facilidades do Portal Único, o exportador realiza todo o procedimento de forma automatizada, sem a necessidade de anexar documentos em PDF ou enviar e-mails adicionais. A integração das informações dentro da plataforma garantiu maior eficiência, sem comprometer as exigências sanitárias. Segundo a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, essa mudança tornou o processo mais ágil e seguro.

O impacto dessas melhorias já é visível no crescimento das exportações brasileiras de ração animal. Em 2024, as exportações de ração para pets aumentaram 14% em relação ao ano anterior, com destinos principais como Colômbia, Uruguai e Chile. No setor de pecuária de corte, a Indonésia se destaca como o principal importador de ração para frango de abate. O Brasil, terceiro maior produtor mundial de ração animal, também registrou um crescimento de 3% na produção anual, atingindo a marca de 85 milhões de toneladas, consolidando-se como um dos líderes globais no setor.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA