Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Meio ambiente

Redução da área alagada no Pantanal, contribui para aumento de incêndios, aponta estudo

Uma pesquisa divulgada hoje pelo MapBiomas revela que a área alagada do Pantanal tem diminuído nas últimas décadas, devido à redução dos períodos de cheias e ao prolongamento das secas.

Publicado

on

Uma pesquisa divulgada hoje pelo MapBiomas revela que a área alagada do Pantanal tem diminuído nas últimas décadas, devido à redução dos períodos de cheias e ao prolongamento das secas. Entre 1985 e 2023, a quantidade de água na região caiu 61% em relação à média histórica, e as áreas alagadas por mais de três meses ao ano também diminuíram. Esse fenômeno contribui para o aumento da savana no bioma, que atualmente ocupa 2,3 milhões de hectares, sendo 22% provenientes de áreas que secaram.

O estudo aponta ainda que essa mudança no regime de cheias e secas tem impactado a ocorrência de queimadas, com um aumento significativo no número de focos de incêndio. Entre 1985 e 1990, os incêndios atingiam áreas em processo de conversão para pastagem, enquanto após a grande cheia de 2018, os incêndios se tornaram mais frequentes nas proximidades do Rio Paraguai.

Além disso, o estudo destaca o crescimento das pastagens exóticas, que passaram de 700 mil hectares para 2,4 milhões de hectares entre 1985 e 2023, evidenciando a expansão do desmatamento para conversão dessas áreas em pastagem. Esse processo tem alterado a dinâmica hídrica do Pantanal, especialmente na Bacia do Alto Paraguai, onde o uso antrópico aumentou de 22% em 1985 para 42% em 2023.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA