Meio ambiente
Redução da área alagada no Pantanal, contribui para aumento de incêndios, aponta estudo
Uma pesquisa divulgada hoje pelo MapBiomas revela que a área alagada do Pantanal tem diminuído nas últimas décadas, devido à redução dos períodos de cheias e ao prolongamento das secas.
Uma pesquisa divulgada hoje pelo MapBiomas revela que a área alagada do Pantanal tem diminuído nas últimas décadas, devido à redução dos períodos de cheias e ao prolongamento das secas. Entre 1985 e 2023, a quantidade de água na região caiu 61% em relação à média histórica, e as áreas alagadas por mais de três meses ao ano também diminuíram. Esse fenômeno contribui para o aumento da savana no bioma, que atualmente ocupa 2,3 milhões de hectares, sendo 22% provenientes de áreas que secaram.
O estudo aponta ainda que essa mudança no regime de cheias e secas tem impactado a ocorrência de queimadas, com um aumento significativo no número de focos de incêndio. Entre 1985 e 1990, os incêndios atingiam áreas em processo de conversão para pastagem, enquanto após a grande cheia de 2018, os incêndios se tornaram mais frequentes nas proximidades do Rio Paraguai.
Além disso, o estudo destaca o crescimento das pastagens exóticas, que passaram de 700 mil hectares para 2,4 milhões de hectares entre 1985 e 2023, evidenciando a expansão do desmatamento para conversão dessas áreas em pastagem. Esse processo tem alterado a dinâmica hídrica do Pantanal, especialmente na Bacia do Alto Paraguai, onde o uso antrópico aumentou de 22% em 1985 para 42% em 2023.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

