Brasil
Apenas 2 em cada 5 crianças em situação de vulnerabilidade social, estão matriculadas em creches
No Brasil, apenas 43% das crianças em situação de vulnerabilidade social, ou cerca de 1,9 milhão de 4,5 milhões, estão matriculadas em creches.
No Brasil, apenas 43% das crianças em situação de vulnerabilidade social, ou cerca de 1,9 milhão de 4,5 milhões, estão matriculadas em creches. Isso reflete a desigualdade no acesso à educação infantil, com 2,6 milhões de crianças fora das creches. A pesquisa do Índice de Necessidade de Creche (INC) revela que, entre as crianças em situação de pobreza, 71,1% não frequentam creche, e entre aquelas com mães ou cuidadores economicamente ativos, 48,9% estão fora da escola.
Os motivos para a falta de matrícula incluem escolha das famílias (56%), falta de creches próximas (7,6%) e escassez de vagas (9,5%). A pesquisa também aponta que a situação varia por estados, com Roraima tendo 95,4% das crianças em situação de pobreza fora das creches, enquanto São Paulo atende 54,7%.
O Brasil precisa alcançar a meta de matricular 50% das crianças de até 3 anos nas creches até 2025, mas atualmente apenas 37,3% estão matriculadas. Para isso, é crucial que o poder público amplie a oferta de vagas de qualidade.
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

