Brasil
O SUS está apto a prestar atendimento aos pacientes transplantados com HIV
No Brasil, a presença do vírus HIV nos organismos dos doadores é um dos poucos fatores que impedem a doação de órgãos que ainda estão em boas condições, embora quem já seja infectado pelo vírus possa receber um transplante.
A infectologista Lígia Pierrotti, membro do Comitê Científico de Infecção em Transplante e Imunodeprimido da Sociedade Brasileira de Infectologia, destaca que a situação dos seis pacientes no Rio de Janeiro que contraíram o HIV ao receber transplantes de órgãos é sem precedentes e não deve ser vista como normal.
Após receber um transplante, todos os pacientes precisam fazer uso contínuo de medicação para diminuir a imunidade e evitar a rejeição do novo órgão. Esta medicação é compatível com o coquetel para HIV. Além disso, há casos de pacientes transplantados que adquirem HIV ao longo da vida e seguem o tratamento normalmente.
Pierrotti ressalta que os medicamentos evoluíram muito nos últimos anos, oferecendo mais conforto aos pacientes. “Ao longo dos últimos 30 anos, aumentamos significativamente o número de drogas antirretrovirais disponíveis. Hoje, temos várias opções terapêuticas seguras para pacientes transplantados”.
A soropositividade para HTLV, um retrovírus humano que pode causar câncer, também impede a doação de órgãos no país, assim como a tuberculose ativa. Para garantir que os órgãos a serem doados estejam em perfeitas condições, é realizada uma série de exames. Foi nesta etapa que houve falha no caso dos seis pacientes transplantados no Rio de Janeiro, algo sem precedentes e que não deve ser considerado normal, segundo Lígia Pierrotti.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

