Ceará
Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará usaram o óleo de copaíba verniz dentário
Está em desenvolvimento um tipo de verniz dentário que previne contra as cáries, criado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) a partir do óleo de copaíba, uma planta medicinal brasileira. O produto tem baixo custo de produção e menos efeitos adversos que os similares no mercado. Recentemente, o verniz dentário teve sua carta-patente expedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), fornecendo o título de propriedade temporária do invento.
A cárie precoce na infância é uma condição patológica ainda muito presente, principalmente em crianças em situação de vulnerabilidade social. Esse produto poderia ser utilizado como estratégia complementar na saúde coletiva, segundo Edilson Martins, um dos autores do invento.
O verniz atua na mucosa oral (dentro da boca) e diminui os microrganismos que são responsáveis por formar a cárie (conhecida como biofilme). Com uma aplicação fina do produto nos dentes, a copaíba libera substâncias naturais para remover as possíveis doenças dentárias.
Ouça nosso Podcast!
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

