Brasil
Governo federal amplia financiamento e plano fiscal para municípios
O decreto publicado pelo governo federal nesta terça-feira (12) tem como objetivo aumentar os investimentos nos municípios com mais de 200 mil habitantes. Para isso, a União poderá financiar empréstimos a essas cidades, que também poderão aderir ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), antes restrito aos municípios com mais de um milhão de pessoas.
Para participar do PEF, os municípios terão que cumprir metas anuais de ajuste fiscal, como reduzir as despesas com pessoal, aderir ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAF) e melhorar a capacidade de pagamento (Capag). O prazo para pedido de adesão foi ampliado até 30 de novembro.
O decreto também estabelece um prazo de 30 dias para que o Tesouro Nacional e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional avaliem se o município pode ou não ser financiado pela União. Até o momento, dois estados e dois municípios já aderiram ao PEF.
Além disso, o decreto atualiza as condições para que a União ofereça contragarantia aos projetos dos municípios, como a implementação de medidas fiscais previstas em lei complementar ou medidas adicionais que contribuam para o equilíbrio das contas públicas no longo prazo. O decreto faz parte de um pacote de medidas anunciado pelo Ministério da Fazenda em julho.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

