Noticias
Censo 2022 mostra que Catarina, no Ceará, teve queda de quase 50% na população em 12 anos
Uma das consequências mais visíveis do êxodo rural é a diminuição da população em algumas cidades do interior do país. Esse fenômeno foi constatado pelo Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que 71 dos 184 municípios cearenses perderam moradores entre 2010 e 2022.
O caso mais extremo foi o de Catarina, no Centro Sul do Ceará, que viu sua população cair de 18,7 mil habitantes, em 2010, para 10,2 mil, em 2022. Isso representa uma redução de 45,5%, a maior do Estado e uma das maiores do Brasil. A cidade, fundada em 1951, tem hoje o menor número de habitantes dos últimos 32 anos, segundo os dados do IBGE.
A perda de população pode afetar a economia e a qualidade de vida dos moradores que permanecem no município, pois implica em menos recursos federais e estaduais para investir em saúde, educação, infraestrutura e outros serviços públicos. Por isso, muitas prefeituras costumam contestar judicialmente os resultados do Censo, alegando que o IBGE subestimou o número de habitantes.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

