Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Subvariantes mais transmissíveis de vírus da Covid são identificadas no Ceará, informa Fiocruz

Publicado

on

Um relatório da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) no Ceará identificou que o estado possui a presença de sublinhagens mais transmissíveis da variante ômicron do coronavírus. O documento elaborado pela Rede de Vigilância Genômica da Fiocruz Ceará confirmou a predominância das sublinhagens BA.4 e BA.5. A maioria das amostras são de residentes de Fortaleza.

O documento se refere a 115 amostras, colhidas no período de 27 de maio a 18 de junho, provenientes do Laboratório de Biologia Molecular para diagnóstico da Covid-19 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (Hemoce), sendo três das amostras encaminhadas pelo serviço de vigilância do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CE).

Veja o resultado das amostras colhidas pela Fiocruz no Ceará:
50 amostras foram classificadas como pertencentes à sublinhagem BA.5
10 como BA.4
29 como BA.2;
12 como BA.2.9;
2 como BA.2.12.1
2 como pertencentes a outras sublinhagens (sendo 01 genoma classificado como pertencentes à sublinhagem BA.1e 01 genoma como BA.1.1.

Fernando Dias, doutor em ciências da saúde e membro da rede genômica da Fiocruz Ceará, comentou o impacto dessas sublinhagens. Ele, inclusive, reforça que estamos vivendo uma nova onda da Covid no estado.

“Essas subvariantes foram as que causaram a onda de Covid recentemente na Europa e nos Estados Unidos. Então o que se sabe é que de fato são muito transmissíveis; então a gente observa que pessoas que tiveram o reforço vacinal, tomaram a quarta dose, entre sete, dez dias depois testaram positivo pra Covid, mostrando que são variantes capazes de driblar o sistema imune”, aponta Dias.

Fonte: G1 CE

PODCAST MAIS ROCK – O ressurgimento de Kate Bush com sua canção “Running Up The Hill”. Novas canções do Matanza INC, Ozzy Osbourne e Megadeth. Álbuns cinquentões do Eagles e David Bowie

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA