Economia
Em cinco anos, real perdeu 30% do poder de compra
Não é impressão sua: o dinheiro vale cada vez menos. Com o aumento constante da inflação, o real perder 31,32% do valor de compra em apenas 5 anos. Ou seja, com a mesma quantidade de dinheiro o brasileiro compra apenas dois terços do que conseguia adquirir antes.
O valor do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado no país em 2018 saltou para 11,30%, neste ano. Essa mudança afeta especialmente as famílias mais pobres. Isso porque com os produtos básicos mais caros e com salários que não acompanham o aumento de preços, pessoas com menor renda podem consumir cada vez menos.
Além da perda do poder de compra, essa alta também reflete nos juros pagos pelos brasileiros, dificultando até mesmo o acesso a empréstimos. A saída é cortar gastos e deixar de comprar itens essenciais.
Nos últimos seis meses, por exemplo. mais de 60% da população teve que cortar gastos nos últimos seis meses, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final de abril.
Fonte: Yahoo
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados

