Economia
Em cinco anos, real perdeu 30% do poder de compra
Não é impressão sua: o dinheiro vale cada vez menos. Com o aumento constante da inflação, o real perder 31,32% do valor de compra em apenas 5 anos. Ou seja, com a mesma quantidade de dinheiro o brasileiro compra apenas dois terços do que conseguia adquirir antes.
O valor do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado no país em 2018 saltou para 11,30%, neste ano. Essa mudança afeta especialmente as famílias mais pobres. Isso porque com os produtos básicos mais caros e com salários que não acompanham o aumento de preços, pessoas com menor renda podem consumir cada vez menos.
Além da perda do poder de compra, essa alta também reflete nos juros pagos pelos brasileiros, dificultando até mesmo o acesso a empréstimos. A saída é cortar gastos e deixar de comprar itens essenciais.
Nos últimos seis meses, por exemplo. mais de 60% da população teve que cortar gastos nos últimos seis meses, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final de abril.
Fonte: Yahoo
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

