Mundo
Xi Jinping pede moderação ao Talibã e ação coordenada com Vladimir Putin no Afeganistão
O presidente chinês Xi Jinping pediu moderação ao Talibã na governabilidade do Afeganistão para construir uma estrutura política aberta e inclusiva. Com isso, o país implementaria políticas internas e externas moderadas e prudentes com objetivo de se afastar dos grupos terroristas, mantendo relações amigáveis com o resto do mundo, sobretudo as nações vizinhas.
A declaração foi feita em uma videoconferência com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (25), na primeira conversa dos chefes sobre a crise no país. Os líderes disseram que vão intensificar esforços para lidar com a crise e fortalecer a comunicação com a comunidade internacional em uma ação coordenada.
Na ligação com Putin, Xi não teria escondido os interesses de trabalhar em conjunto com o russo para impedir que “forças estrangeiras destruam” o país do Oriente Médio.
No entanto, o presidente da China teria ressaltado que respeita a soberania e independência do Afeganistão e, por este motivo, não deseja interferir nos assuntos internos do país.
Entre os pontos em comum da união entre os presidentes está o combate ao terrorismo e o contrabando de drogas. Os líderes querem evitar que os riscos à segurança “se espalhem” no Afeganistão e tentam uma empreitada no país após a retirada norte-americana.
Retirada do Afeganistão até 31 de agosto
A conversa aconteceu um dia após o encontro dos líderes do G7, uma organização com uma das maiores economias do mundo, como os Estados Unidos, Alemanha e o Reino Unido. China e Rússia não fazem parte do grupo sendo consideradas um contraponto na comunidade internacional
Na terça-feira (24), o presidente dos EUA, Joe Bieden, se reuniu com líderes do G7 para debater sobre o futuro no Afeganistão. “Houve um forte acordo entre os líderes, tanto sobre a missão de evacuação em andamento quanto sobre a necessidade de coordenar nossa abordagem ao Afeganistão à medida que avançamos”, disse Biden.
Segundo o presidente norte-americano, os Estados Unidos “estão no ritmo” para retirar seus cidadãos e aliados do Afeganistão e “cumprir a missão” de evacuação até o dia 31 de agosto.
“Nós concordamos que vamos continuar numa cooperação para retirar as pessoas em segurança. Manteremos o prazo de 31 de agosto, mas quanto antes terminar melhor”, afirmou Biden.
Em coletiva de imprensa na mesma terça, representantes do Talibã declararam que o prazo do dia 31 de agosto é inflexível e disseram que se as tropas americanas permanecerem além da data, isso equivaleria a uma “violação clara” de seu acordo com os Estados Unidos.
Fonte: CNN Brasil
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento6 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil6 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Mundo6 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Noticias6 dias atrásCeará registra 586 doações de córneas no primeiro semestre de 2026
