Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Em 24 horas, CPI da Covid soma mais de 170 pedidos de informação e convocação

Publicado

on

Nas primeiras 24 horas de funcionamento, a CPI da Covid acumula 176 pedidos de informação a órgãos públicos e convocação de ministros, ex-ministros e auxiliares do governo de Jair Bolsonaro.

A CPI foi instalada nesta terça e, durante a sessão, o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou um plano inicial de trabalho. Esse plano prevê, por exemplo, a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos três ex-ministros da pasta no governo Bolsonaro. A votação do plano está prevista para esta quinta.

Até o fim da manhã desta quarta-feira (28), foram protocolados 176 requerimentos. A maioria foi apresentada por parlamentares independentes e de oposição, maioria na comissão.

Os parlamentares aliados do Palácio do Planalto, contudo, miram principalmente contratos referentes a estados e municípios e medidas de tratamento precoce.

Os requerimentos podem ser protocolados por todos os membros da CPI e devem ser submetidos a votação no plenário da comissão.

A CPI da Covid será responsável por apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia.

No primeiro discurso como relator, Renan Calheiros disse que a comissão não fará perseguições, mas que é preciso punir “imediata e emblematicamente” os responsáveis pelas mortes durante a pandemia.

Os requerimentos

Entre os pedidos de convocação que envolvem o primeiro escalão do governo, aparecem os nomes dos ministros:

Marcelo Queiroga (Saúde);
Paulo Guedes (Economia);
Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União”.
A maior quantidade de pedidos de convocação, contudo, se refere ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que comandou a pasta entre maio de 2020 e março de 2021.

Pazuello deixou a pasta no, até então, pior momento da pandemia. A gestão dele no ministério foi marcada por recordes sucessivos de mortes por Covid; apoio ao uso da cloroquina; crise de abastecimento de medicamentos e oxigênio; e mudanças de discurso sobre tratamento precoce contra a Covid.

Conforme os requerimentos, Pazuello deverá explicar, por exemplo, a crise na saúde em Manaus (AM) e a aquisição de cloroquina pelo ministério da Saúde.

Ex-auxiliares de Pazuello também são alvos de requerimentos apresentados à CPI. Há pedidos para que todo o primeiro escalão do ministério sob o comando do general compareça. Até o marqueteiro Marcos Erald Arnoud, o “Markinhos Show”, pode ser convocado.

Também há pedidos para que os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich prestem depoimento. Conforme cronograma preliminar proposto pela CPI nesta terça-feira, Mandetta deve ser o primeiro a falar à comissão.

Outros alvos dos requerimentos

Outros auxiliares do governo são alvos dos requerimentos. Há, por exemplo, pedidos de audiência com:

Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia;

Flávio Rocha, secretário especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência;
Filipe Martins, assessor de Bolsonaro para assuntos internacionais.

O ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten também é alvo de pedidos. Em entrevista à revista “Veja”, Wajngarten creditou o atraso do governo na aquisição de vacinas à “incompetência” e “ineficiência” do Ministério da Saúde na gestão de Eduardo Pazuello.

Pedidos de informação

Há, ainda, uma série de pedidos de informações destinados aos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Supremo Tribunal Federal também pode ser acionado para compartilhar com a comissão os dados sobre o chamado inquérito das fake news.

No âmbito do Ministério da Saúde, os requerimentos visam obter documentos referentes às negociações para a aquisição de vacinas. Também há pedidos para que a pasta informe, de maneira documentada, quais providências foram tomadas para garantir o fornecimento de medicamentos, como o kit intubação, e de testes de Covid-19.

Governistas miram gastos dos estados

Estratégia para ampliar as investigações e tentar tirar o governo do foco principal, senadores aliados do presidente Jair Bolsonaro investem em obter informações referentes a estados e municípios. Com atuação limitada sobre os entes federados, cabe à CPI somente apurar o repasse dos recursos federais.

Ciro Nogueira (PP-PI), por exemplo, quer que os 26 estados e o Distrito Federal enviem cópia de documentos financeiros, como notas de empenho, ordens bancárias e notas fiscais, além de processos administrativos de despesa relativos à aplicação de todos os recursos federais destinados ao combate ao coronavírus.

Aliado de primeira hora do governo, Ciro Nogueira também solicitou às polícias civil e Federal, às procuradorias de Justiça, ao Ministério Público e aos tribunais de conta estaduais e municipais cópias de inquéritos ou investigações relativas à verba repassada pela União. O senador quer ainda a audiência com conhecidos defensores do tratamento precoce e do uso da cloroquina, como a médica Nise Yamaguchi e o prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues.

Vice-líder do governo no Senado, Marcos Rogério (DEM-RO) protocolou pedidos de informação a todos os governadores e prefeitos de capitais sobre a discriminação da execução orçamentária dos recursos transferidos pelo governo.

Já o responsável pela ampliação do escopo da CPI, senador Eduardo Girão (Pode-CE), além de informações referentes aos estados, pede a convocação da subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. A subprocuradora apura se houve desvio de verbas por governadores – na última segunda-feira (26), ela denunciou o governador do Amazonas, Wilson Lima e outras 17 pessoas por suposto envolvimento em um esquema de corrupção ligado ao enfrentamento da pandemia no estado.

Girão também quer a convocação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. Em março do ano passado, o decano do Supremo decidiu que estados, Distrito Federal e municípios também podem criar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias, portos e aeroportos.

O senador ressalta, no pedido, que o afastamento do presidente da República do controle de ações “certamente dificultou” a implantação de providências oriundas pelo governo – o que se molda aos discursos do presidente Jair Bolsonaro para se afastar da responsabilidade da crise da pandemia.

Fonte: G1

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias2 dias atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias2 dias atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu2 dias atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará3 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará3 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará3 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias4 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias4 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 semana atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 semana atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 semana atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 semana atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.