Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Mundo

7 coisas que você não sabia sobre diabetes

Publicado

on

O açúcar, que ajudou a construir a cultura deste país em tempos coloniais, destaca-se outra vez na nossa história, mas não por um motivo nobre. O Brasil ocupa o quarto lugar entre os países com maior incidência de diabetes: 12 milhões apresentam a doença, causada por insuficiência da produção ou da ação da insulina, que leva ao aumento das taxas de glicose no sangue. Já são 415 milhões no mundo, e esse número pode chegar a 642 milhões em 2040, segundo a Fundação Internacional de Diabetes (IDF). “Estamos diante de um grande desafio de saúde pública“, alerta o endocrinologista Antonio Roberto Chacra, diretor do Centro de Diabetes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). De cada dez brasileiros, seis correm risco de apresentar o distúrbio. Para escapar dessas estatísticas, é preciso conhecer melhor o mal.

1. Metade dos diabéticos não faz ideia de que tem a doença
A forma mais comum, o diabetes tipo 2, que responde por 90% dos casos, chega silenciosamente. Pode evoluir ao longo de 10, 15 anos sem sintomas. Por isso, metade dessas pessoas não imagina que suas taxas de açúcar no sangue estejam altas. Já o tipo 1, que se manifesta mais na infância, provoca perda de peso, sede excessiva e maior frequência urinária. As causas são diferentes. “No 1, as células que produzem insulina são destruídas pelo sistema imunológico. Sem esse hormônio, a glicose dos alimentos não chega aos tecidos”, afirma a endocrinologista Thais Melo, da Boehringer Ingelheim do Brasil. No tipo 2, que costuma aparecer na vida adulta, ainda há insulina, mas a quantidade é insuficiente ou ela não age como deveria.

2. A obesidade é a principal vilã
A maior responsável pela escalada do diabetes no mundo é a obesidade, revela Bianca de Almeida Pettito, coordenadora do Departamento de Epidemiologia da Sociedade Brasileira de Diabetes. “No Brasil, o alto consumo de gordura saturada e alimentos açucarados, aliado ao sedentarismo, está levando a um considerável aumento de peso da população”, diz. Não é preciso ser obeso mórbido para expor-se ao risco: o sobrepeso, especialmente quando a gordura está na região do abdome, já é capaz de atrapalhar a ação da insulina. Histórico familiar de diabetes também eleva a probabilidade de desenvolver a doença.

3. Há mais casos diagnosticados em mulheres
Dos 18 aos 45 anos, o diabetes é mais comum no sexo feminino. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2015, 7,8% das mulheres apresentam a doença ante 6,9% dos homens. Mas isso não significa que elas sejam mais vulneráveis – apenas são mais diagnosticadas. “Durante a idade fértil, as mulheres costumam ir ao ginecologista e fazem exame de glicemia como rotina. Homens não têm esse hábito”, afirma a epidemiologista Bianca.

4. O diabetes gestacional prejudica mãe e bebê
Durante a gravidez, a placenta libera hormônios que dificultam a ação da insulina, estimulando o pâncreas a elevar sua produção. Normalmente o corpo se adapta sem problemas. Mas o organismo de cerca de 7% das gestantes não consegue responder bem à demanda. O feto acaba exposto a grandes quantidades de glicose, aumentando o risco de parto prematuro e da elevação da pressão arterial no final da gravidez. O bebê também pode sofrer com hipoglicemia neonatal. Para evitar chegar a esse ponto, é necessário um controle rigoroso dos níveis de açúcar na gestação. “As mais vulneráveis são as gestantes com mais de 35 anos que engordam muito ou têm histórico familiar”, explica Bianca Pettito. E, no futuro, até 50% delas podem desenvolver diabetes tipo 2.

5. Doenças cardiovasculares são a maior preocupação
A exposição prolongada a altos níveis de glicose pode gerar complicações graves, que vão de problemas circulatórios a danos nos nervos. No entanto, o que mais preocupa os especialistas é o risco aumentado de doenças cardiovasculares. “De cada dois diabéticos, um morre em decorrência de obstruções nas artérias”, adverte o cardiologista José Francisco Kerr Saraiva, da PUC de Campinas (SP). Além de ser um fator de risco por si só, a doença costuma estar relacionada a agravantes perigosos, como obesidade e sedentarismo.

6. Não basta cortar doces
Qualquer fonte de carboidratos altera os níveis de glicose. Por isso, eles devem ser consumidos com moderação. O cerco é maior aos refinados, como massas e pães brancos. Alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, liberam a glicose mais lentamente, favorecendo o controle da glicemia. O tratamento prevê, ainda, a prática de atividade física e a administração de antidiabéticos ou insulina. Feito corretamente, reduz em até 70% as complicações.

7. É possível evitar a doença depois dos primeiros indícios
A pré-diabetes é um sinal amarelo que avisa sobre alterações no nível de glicose no sangue e é a única etapa em que a doença pode ser revertida. “Dieta balanceada e atividade física são capazes de mudar a evolução de 60% dos casos”, avisa Bianca Pettito. Para o diagnóstico precoce, faça testes de glicemia a partir dos 25 anos e fique ainda mais atenta se houver casos de diabete ou obesidade na família.

Fonte: MSN

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias9 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias9 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo10 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo13 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes13 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu13 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando13 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias15 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.