Conecte-se conosco

Regional

63,6% dos municípios do CE não fiscalizam o próprio trânsito

Publicado

on

Municipalização é obrigatória desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro.

Falta controle para coibir a circulação de condutores não habilitados no Ceará. De todos os 184 municípios do Estado, só 36,4% têm departamento especializado de trânsito. Portanto, menos da metade cumpre a obrigação de fiscalizar o respeito às regras. Ministério Público do Ceará (MPCE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) se articulam para combater essa defasagem, mas ainda a passos lentos.

Municipalizar o trânsito, além de ser obrigatório desde 1997, é comprovadamente uma das estratégias mais eficazes no esforço de reduzir acidentes no Brasil. Principalmente por dar às prefeituras autonomia para educar a população, compreender particularidades de cada cidade, colher estatísticas para melhor direcionar recursos e fiscalizar ações.
No último mês de setembro, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, divulgou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Estratégia que, segundo detalhou à época o Governo Federal, intenta, em dez anos, reduzir pela metade o número de mortes no trânsito.

Paulo Ernesto Serpa, porta-voz do Detran-CE, lembra que essa meta havia sido recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) ainda para a década 2001-2010, contando com o suporte de estados e municípios. “Tá sendo feita agora, último ano do Governo (Temer). Só vai vingar no próximo. E se o Governo eleito (Bolsonaro) estabelecer, também, como meta”.

“A gente está falando de prevenção à violência no trânsito”, resume o promotor de Justiça Hugo Porto, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público do Ceará (MPCE), a respeito da tentativa de redução de acidentes. Segundo ele, que se esforça para “sensibilizar” prefeitos a cumprirem a obrigatoriedade da municipalização e, assim, colaborarem no combate ao problema, a estratégia do Ministério tem sido esclarecer os impactos dos acidentes na saúde. “É a mesma gente que reclama da falta de leito”.

A Aprece estaria orientando os municípios sobre essa obrigatoriedade legal há pelo menos dois anos, segundo a coordenadora jurídica do órgão, Daniela Amaral. No entanto, ela admite que o trabalho foi intensificado somente este ano, quando se engajaram MPCE e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Luiz Tigre, presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), ressaltou que o Ministério é o único capacitado para punir os municípios que não se adequarem. O Estado, segundo ele, não tem “poder coercitivo” para fazer a mesma pressão.

Considerando que, segundo Porto, dos 67 municípios que hoje têm departamento próprio de trânsito, aproximadamente 20, apenas, funcionam efetivamente, o esforço agora será de buscar os municípios com lei própria para cobrar a aplicação. “Se o município não implantar, vai o MPCE para o seu segundo papel (de multar a gestão por improbidade administrativa). Por enquanto, o Ministério está preocupado só com o trabalho preventivo”, afirmou Daniela.

“O Código de Trânsito Brasileiro não é problema. O problema é fiscalização. Se as pessoas souberem que, se dirigirem sem habilitação, serão penalizadas, pensarão duas vezes. Mas, acabam contando com a sorte de que não vai dar nada”, critica Renato Campestrini, do Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV). Segundo ele, em todo o País somente 25% dos municípios têm trânsito municipalizado. “Condutor é eleitor e, contra ele, ninguém quer se indispor. Se os governos tivessem a noção dessa necessidade?”.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias7 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias7 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias8 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos10 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias4 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu4 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu4 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias4 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará5 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo5 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia5 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu6 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.