Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Policial

1.724 policiais militares do CE estão de licença por problemas psiquiátricos

Publicado

on

Falta de profissionais para atender os agentes e a questão das licenças foi comentado no 1º Seminário de Saúde Mental dos Profissionais de Segurança.

1.724 policiais militares do Estado do Ceará estão de licença psiquiátrica. O número representa os meses de janeiro até 7 de outubro deste ano e foi divulgado durante o 1ª seminário de Saúde Mental de Profissionais de Segurança, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 8, no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).

Os profissionais da saúde mental criticaram a falta de especialistas trabalhando na corporação para cuidar desses profissionais e realizar o acompanhamento necessário. Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ASMCE), existem quatro profissionais na área da saúde mental na PMCE para atender os 17 mil homens que integram a corporação.

Nenhuma das associações possui psicólogo para atender policiais ou bombeiros militares. Segundo o representante da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Pedro Queiroz, os números são da Perícia Médica e divulgada no Boletim do Comando Geral da PMCE, obtidos pelas associações.

Histórico

Em 2010 eram 5.178 policiais militares de licença com suspensão da arma de fogo, o que caracteriza problemas psiquiátricos foram concedidas. Em 2011 esse número teve uma diminuição para 3.575.

O representante da Aspramece explica que a diminuição em 2011 aconteceu devido a mudança nas escalas da Polícia, pois anteriormente os PMs foram submetidos a uma escala de trabalho de seis dias, seguida de uma folga, que não poderia ocorrer no fim de semana.

“O Governo divulgou que estava criando o Programa do Ronda do Quarteirão, que a escala de seis dias trabalhando e uma folga de terça a quinta, pois sábado, domingos e feriados teriam que trabalhar para o povo. O que causou destruição de casamentos, suicídios e alguns pedidos de licenciamento”, relatou P. Queiroz.

No final de 2011 a categoria começou um movimento paredista, e em em 2012, as licenças aumentaram para 7.457. P. Queiroz explica que o aumento foi devido a “caça as bruxas” feita aos policiais que integravam os movimentos grevistas.

Em 2013 houve um decrescimento, para 5.571, pelo motivo do lançamento da gratificação por metas de combate ao crime, que teria obrigado os policiais a voltar para se beneficiarem financeiramente, pois quem não estivesse trabalhando, não receberia o valor.

Em 2014, a licença diminui para 5.257. O número atual de 1.724 licenças médicas psiquiátricas, é o menor desde o ano de 2010. Apesar das questões motivacionais relatadas, a psicóloga Rebeca Moreira, relatou que a questão das promoções também teve influência na diminuição. Pois os policiais voltaram ao trabalho, mesmo doentes, na intenção de serem promovidos.

Associações

O Presidente da Associação de Cabos e Soldados, Elisiano Queiroz, relatou que as associações estão preocupadas com o número de policiais com problemas psicológicos e que resolveram se reunir para entender mais o problema. “durante a semana chegam policiais buscando tratamento e policiais que percebemos que precisam de tratamento, além de familiares relatando os problemas”, comenta.

Segundo o cabo Elisiano, uma média de dois a três policiais ou familiares procuram a ASMCE por semana relatando a situação. Esses profissionais são encaminhados para tratamento no setor de psicossocial da PMCE.

Motivos

Segundo o perito psiquiátrico da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Heraldo Lobo, a maioria das patologias que chegam na Pefoce são relacionadas a transtorno de humor. Ele relata que é necessário um respeito por parte das instituição ao profissional que está com uma patologia mental, para que entendam que ele não é um individuo “fraco”, mas uma pessoa que precisa de ajuda.

“É uma situação insalubre, em que ele sai de casa e não sabe se vai voltar com vida. E o que as instituições podem fazer para esse individuo que está exposto a essa problemática no sentido que ele não adoeça, ou adoeça menos. Ele vai dar segurança para os outros, mas antes ele precisa estar seguro. Principalmente dentro da sua instituição”, relata

Conforme a psicóloga Rebeca Moreira, que foi voluntária no Batalhão de Choque durante 10 anos, dados do ano passado mostravam que o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará  (ISSEC), não contava com profissionais da área de saúde mental. Além disso, as associações também não possuem especialistas.

Casos específicos

Segundo coordenador do centro biopsicossocial da PMCE, tenente Coronel Paulo Simões, há casos específicos, em que, por exemplo, um policial militar negro se encontra como portador do vírus HIV, dentro da corporação. Ele procura ajuda, pois ninguém quer trabalhar com ele, devido as condições.

Para o oficial, o objetivo é acolher essas pessoas e para se trabalhar no centro é necessário “gostar de gente”. Ele reconhece a falta de profissionais, mas relata que todos os dias os profissionais do centro realizam visitas e que existe um acompanhamento de pelo menos 120 pessoas.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias2 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias2 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu3 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias4 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias4 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias4 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento4 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias4 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias5 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias5 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo5 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo5 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes5 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu5 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias5 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu7 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.