Iguatu
Volta a chover em Iguatu após mais de 100 dias sem registros
Depois de 175 dias sem a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) registrar precipitações em solo iguatuense, o fenômeno voltou a acontecer na cidade, nesta sexta-feira, 16. A alegria da notícia se junta à esperança do agricultor iguatuense que desde o início da semana, esperava às primeiras chuvas caírem como aconteceu em várias cidades do estado.
Os registros são típicos da pré-estação chuvosa, período compreendido da segunda quinzena de dezembro até o início de janeiro, e que começou oficialmente na quinta-feira, 15, embora sem registro de chuvas em nenhum município do Ceará. Alguns moradores da cidade tiveram que readaptar sua rotina diante da água que cai do céu para muitos inesperada como foi pra dona de casa, Fabiana Oliveira, moradora do bairro Areias II. “Sai de casa pra ir no supermercado. Não imaginava que fosse chover. Fico feliz pois meu pai é agricultor e ele assim como todos espera que tenhamos inverno. Tomara que essa chuva seja um sinal”, disse.
Apesar de reacender a esperança de muitos o meteorologista da FUNCEME, Raul Fritz descartou que as chuva recente tenha relação ou seja um presságio de um bom inverno. “O fenômeno está relacionado ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que se deslocou de forma favorável, ocasionado às chuvas. Esse sistema pode mudar rapidamente. Então não tem como fazer previsões para períodos muito extensos. Isso só fica pro mês de janeiro”, afirmou Fritz.
Entrevista com o meteorologista
Números
Um total de 23 municípios registram chuvas nesta sexta-feira. A maior delas aconteceu em Caririaçu, 59 mm seguido de Missão Velha 55 mm Barbalha, 35mm. A cidade de Iguatu vem logo atrás na sequencia com 35 mm no posto de coleta do órgão meteorológico, situado no Sítio Quixoá.
Alagamentos
Muitos moradores da cidade tiveram que lidar com antigos problemas em dias de chuvas. Alguns pontos da cidade registraram alagamentos, ruas mais próximas ao centro da cidade como de costume sofreram com problemas de escoamento. Quem circulou por pontos como 13 de Maio e José de Alencar tiveram que cortar caminhos, pois os cruzamentos estavam quase que intransitáveis.
Previsão
A faixa litorânea deve dá continuidade com atuação do VCAN e acarretar em mais região Centro Sul do Estado. A previsão deve se repetir hoje (sábado, 17). Nas demais regiões, o céu permanece parcialmente nublado. Para amanhã (domingo, 18) o órgão prevê possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no Sul do Ceará, entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, céu parcialmente nublado.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar


