Noticias
Vírus comum pode causar esclerose múltipla, revela estudo
Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, encontraram mais evidências de como o vírus EBV (Epstein-Barr) – que causa mononucleose, a “doença do beijo” – pode desencadear esclerose múltipla ou impulsionar progressão da doença neurológica.
Um novo estudo, publicado na revista científica Science Advances, mostra que alguns indivíduos têm anticorpos contra o vírus, que atacam por engano uma proteína no cérebro e na medula espinhal.
O vírus EBV é um herpesvírus que infecta a maioria das pessoas no início da vida e depois permanece no corpo, geralmente sem causar sintomas. É um dos vírus mais difundidos entre humanos.
Para você ter uma ideia, é estimado que mais de 90% da população mundial esteja infectada com o vírus Epstein-Barr (EBV) e carregue o vírus ao longo da vida como uma infecção latente, muitas vezes sem sintomas aparentes.
A maioria das pessoas é infectada pelo EBV durante a infância, geralmente sem apresentar muitos sintomas. No entanto, quando ocorre a infecção em adultos, o vírus frequentemente causa uma condição conhecida como mononucleose infecciosa, também chamada de febre glandular ou “doença do beijo”.
Ouça o nosso Podcast!
PODCAST MAIS JUSTIÇA – LGBTFOBIA, RESPONSABILIZAÇÃO CÍVEL E CRIMINAL
-
Iguatu1 semana atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Mundo2 semanas atrásDrones não identificados sobrevoam palácio presidencial da Venezuela e provocam reação das forças de segurança
-
Noticias1 semana atrásJovem é preso por engano no Ceará após ser confundido com foragido e passa Natal e Réveillon na cadeia
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura de Iguatu recebe R$ 38,3 milhões de empréstimo da CAF; ainda não há clareza sobre destinação dos recursos
-
Brasil2 semanas atrásApostador de João Pessoa ainda não retirou prêmio de R$ 181 milhões da Mega da Virada
-
Ceará2 semanas atrásIPVA 2026 pode ser pago em cota única com desconto de 5% no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásQuem é o iguatuense, único cearense incluído na Lista Vermelha da Interpol
-
Noticias1 semana atrásLula sanciona lei que reconhece professores da educação infantil como parte da carreira do magistério

