Saúde
Vacina contra hepatite A já está disponível nos postos de saúde
[caption id="attachment_13494" align="alignnone" width="600"]
Foto:Divulgação[/caption]
A partir deste mês de julho, a vacina contra a hepatite A passa a fazer parte do calendário básico de vacinação e está disponível nos postos de vacinação e unidades básicas de saúde de todos os municípios do Ceará, de acordo com a Coordenação Estadual de Imunização, da Secretaria da Saúde do Estado. Devem ser vacinadas crianças de 1 a menores de 2 anos de idade.

Foto:Divulgação
A partir deste mês de julho, a vacina contra a hepatite A passa a fazer parte do calendário básico de vacinação e está disponível nos postos de vacinação e unidades básicas de saúde de todos os municípios do Ceará, de acordo com a Coordenação Estadual de Imunização, da Secretaria da Saúde do Estado. Devem ser vacinadas crianças de 1 a menores de 2 anos de idade.
Estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que a vacina tem impacto importante na epidemiologia da doença, com a redução de 64% nos casos em fase aguda, diminuição de 59% na quantidade de óbitos e a atenuação 62% dos anos de vida perdidos em decorrência da doença. A nova vacina está sendo introduzida no Calendário Nacional de Vacinação e passa a fazer parte da rotina de vacinação com o objetivo de prevenir e controlar a hepatite A na fase adulta.
O Brasil é considerado um país com áreas de risco para a doença. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que ocorram no Brasil 130 novos casos/ano por 100 mil habitantes e que mais de 90% da população maior de 20 anos tenha tido exposição ao vírus. A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão do vírus é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. Uma pessoa infectada com o vírus pode ou não desenvolver a doença. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus.
Geralmente, é na infância que se entra em contato com o vírus. Por isso, as crianças constituem grupo de risco importante.
A hepatite A é uma doença de curso benigno, mas potencialmente grave. Embora não sejam frequentes, complicações podem surgir. Uma delas, a hepatite fulminante, é um quadro que se caracteriza pela necrose maciça e morte das células hepáticas nas primeiras seis a oito semanas da infecção. São raros os casos de pacientes com mais de 50 anos que sobrevivem a essa forma da doença. A hepatite A pode ser evitada através das medidas de prevenção contra doenças transmitidas por água e alimentos, além da vacinação. As medidas de proteção contra doenças transmitidas por contaminação de água e alimentos, incluem a utilização de água clorada ou fervida e o consumo de alimentos cozidos, preparados na hora do consumo. Deve-se lavar criteriosamente as mãos com água e sabão antes das refeições e evitar o consumo de bebidas e qualquer tipo de alimento de procedência suspeita.
Fonte: CEARÁ NEWS
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

