Futebol

Última rodada vale definição de mandos de campo na 2ª fase e mais um rebaixado

Published

on

Fortaleza, Ferroviário e Ceará lutam para terminar na ponta e são favoritos para ficar entre os três primeiros. Na parte de baixo da tabela, Horizonte, Guaraju e Tiradentes brigam contra descenso.

Os seis primeiros colocados da 1ª fase do Campeonato Cearense já estão definidos: Fortaleza, Ferroviário, Ceará, Iguatu, Uniclinic e Floresta são os classificados para a próxima fase. Com isso, a rodada final, no próximo domingo (25), seria apenas para definir o segundo time rebaixado. Certo? Errado. Parte das equipes classificadas lutam para ficar entre os três primeiros. Isso daria vantagem nos mandos de campo da etapa seguinte da competição.

Segundo o regulamento do Campeonato Cearense, quem estiver nas três primeiras posições na 1ª fase, terá direito a três dos cinco jogos que fará na 2ª fase “em casa”, ou seja, com mando de campo. No texto, a ordem é essa: o 1º colocado atuará como mandante contra 2º, 3º e 4º lugares. O 2º encara 3º, 5º e 6º em casa. E o 3º colocado terá mando de campo contra 4º, 5º e 6º colocados.

Diante disso, os times que ficarem em 4º, 5º e 6º só serão mandantes em duas oportunidades. A equipe que terminar a 1ª fase em 4º, joga em casa contra 2º e 6º lugares. O 5º enfrenta o líder e 4º lugar como mandante. E o 6º também terá mando de campo contra o 1º, além do 5º.

Com estas vantagens para os primeiros, cinco das seis equpes já classificadas lutam para ficar entre os três primeiros lugares. Na luta pela liderança, a maior vantagem é a do Fortaleza, que já é o 1º colocado. Se vencer, garante a ponta. O time pode até empatar para permanecer. Contanto que o Ceará não ganhe. Ao Ferrão, só resta a vitória para se garantir como líder. No caso do Vovô, é preciso que ele ganhe por uma diferença de três gols e que o Clássico das Cores termine empatado. Assim, ele igualaria em número de pontos com o Leão do Pici, mas passaria no saldo de gols.

O Iguatu não briga pela liderança mais. Qualquer resultado do Clássico das Cores deixaria Leão ou Tubarão à frente do Azulão, que só pode chegar a 18 pontos. No entanto, um empate ou vitória do Fortaleza combinado com um revés do Ceará, pode deixar o time do Interior até em 2º. Para ser 3º, ele precisa de tropeços de dois dos atuais três primeiros colocados.

O caso mais complicado é o do Uniclinic. A equipe briga para ser 2º ou 3º, mas precisa de mais combinações. Ele precisa ganhar e torcer também por tropeço de dois destes times: Ferroviário, Ceará e Iguatu. Se os três tiverem um revés, a Águia da Precabura pode terminar na vice-liderança, tendo que se considerar apenas o saldo de gols.

O Floresta é o único que não pode mais brigar pelas três primeiras posições. Mas em caso de tropeço de Iguatu e Uniclinic, o Verdão pode ficar até em 4º lugar.

Luta contra o rebaixamento

Horizonte, Guarani de Juazeiro e Tiradentes brigam para fugir do descenso. Com oito pontos, o Galo do Tabuleiro depende só dele para escapar. Com uma vitória na última rodada, quando enfrenta o já rebaixado Maranguape, o time se livra. Um empate também serve. O Guarani de Juazeiro também só depende dele. Se vencer o Iguatu, fora de casa, garante a permanência na elite para 2019. No caso dele, o empate já não funciona. Porque o Leão do Mercado poderia ser ultrapassado pelo Tiradentes.

Aliás, o Tigre da Polícia Militar é o que tem situação mais complicada na tabela. Empate ou vitória não garantem o time na 1ª divisão do próximo ano se não houver tropeço do Guaraju ou do Galo do Tabuleiro.

O Maranguape foi rebaixado com uma rodada de antecedência, após ser goleado pelo Ceará, por 5 a 1, no Estádio Presidente Vargas.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile