Mundo

Travesti Dandara dos Santos é homenageada com escultura em Nova York

Published

on

A travesti cearense Dandara dos Santos ganhou uma escultura em sua homenagem, colocada em uma avenida da cidade Nova York, nos Estados Unidos. A morte dela ganhou repercussão mundial pela crueldade. A travesti foi assassinada após ser torturada em Fortaleza, ano de 2017.

A obra, que consiste na representação das asas de uma borboleta, é assinada pelo artista brasileiro Rubem Robierb. Intitulada de “Máquina de sonhos: Dandara (2019), a escultura foi recebida com emoção por familiares e amigos de Dandara.

“Eu nomeei esta escultura de Dandara, uma mulher trans morta pela violência, uma pessoa que, assim como muitas outras da comunidade LGBTQ, sonhava em ser tratada com dignidade e respeito”, diz a descrição da obra, cravada na borboleta, que fica na 229 Tenth Avenue, por oferecimento da Taglialatella Galleries.

A homenagem foi divulgada por Robierb no último dia 14 de dezembro, data em que a travesti completaria 45 anos. Veja a tradução na íntegra da publicação do artista plástico:

“Hoje você faria 45 anos de idade. Poucas pessoas no mundo possuem o poder de despertar empatia aonde quer que vão. Hoje, eu entendo que você é uma delas. Eu pensei que estaria corrigindo uma injustiça dando seu nome a essa escultura mas você serviu um propósito maior que a própria arte. Seu espírito desperta empatia em todas as pessoas que passam por ela. Você toca tantas vidas em tantas maneiras. Desde @vitoria.holanda.7, que cresceu com você e ajudou a colocar os seus assassinos na cadeia e escreveu um livro sobre você, até eu, que vivo tão longe e nunca te conheci. Estamos nos certificando de que você nunca será esquecida. Feliz aniversário, Dandara!”.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile