Brasil
Tratamento de HIV/aids ganha simplicidade e eficácia com medicamento único desenvolvido pela Fiocruz

O tratamento do HIV/aids ficou mais fácil com a combinação do dolutegravir 50mg e do lamivudina 300mg em um só comprimido, fornecido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde outubro. Segundo a Fiocruz, essa combinação é mais eficaz, segura e simples do que as tradicionais, que usavam vários medicamentos de diferentes classes.
A Agência Fiocruz de Notícias afirma que o medicamento único tem dose diária, não causa resistência viral e tem menor toxicidade e efeitos adversos. O Ministério da Saúde espera receber 10,8 milhões de unidades ainda neste ano e 30 milhões até 2024.
O diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça, ressalta que o medicamento único facilita a adesão dos pacientes ao tratamento, que é um dos grandes desafios no combate ao HIV/aids. Ele diz que o medicamento combinado é indicado para adultos e adolescentes com mais de 12 anos e peso mínimo de 40 kg, e que reduz a carga de comprimidos e as interações medicamentosas.
O medicamento é resultado de uma parceria entre Farmanguinhos e as empresas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline (GSK), que envolve desenvolvimento, transferência de tecnologia e produção nacional.
Ouça nossos Podcasts!
-
Videos13 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta
-
Videos13 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025
-
Videos4 dias atrás
Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu
-
Videos7 horas atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025