Outros Esportes

Técnico de jiu-jítsu de Jones garante: ‘Ele é faixa-branca, mas não é bobo’

[caption id="attachment_2497" align="alignleft" width="620"]Roberto Tussa (esq.) com Jon Jones, de faixa-branca: opção do próprio 'Bones' (Foto: Reprodução/Twitter)Roberto Tussa (esq.) com Jon Jones, de faixa-branca: opção do próprio ‘Bones’ (Foto: Reprodução/Twitter)[/caption]Roberto Tussa conta no que trabalhou com o campeão peso-meio-pesado antes do duelo com Sonnen e afirma que treino será útil contra Spider

Published

on

Roberto Tussa (esq.) com Jon Jones, de faixa-branca: opção do próprio ‘Bones’ (Foto: Reprodução/Twitter)

Roberto Tussa conta no que trabalhou com o campeão peso-meio-pesado antes do duelo com Sonnen e afirma que treino será útil contra Spider

A luta contra Vitor Belfort no UFC 152, em setembro do ano passado, expôs uma falha no jogo do campeão peso-meio-pesado Jon Jones: o jiu-jítsu. “Bones” foi pego numa chave de braço pelo faixa-preta de Carlson Gracie logo no primeiro round e teve o braço envergado. Ele sobreviveu “na marra” e acabou vencendo a luta, contando com o cansaço de Belfort, mas admitiu depois que esse era seu ponto fraco. Em março, passou a treinar na academia Gracie Barra de Albuquerque, com o faixa-preta Roberto “Tussa” Alencar, tetracampeão mundial de jiu-jítsu sem quimono e vice-campeão mundial com quimono em 2007. As fotos de Jones usando quimono e faixa branca rodaram o mundo, mas Tussa garante que o lutador não é um mero iniciante no esporte.

– Ele é faixa-branca, mas não é bobo. Não é um faixa-branca cru. Sabe remontar a guarda, defender a montada. Sempre vai ter algo a melhorar, mas está bem avançado já. Ele treinou com uns faixas-roxas meus aqui e foi pau a pau – contou Tussa, por telefone, ao SPORTV.COM.Segundo ele, a faixa branca é praxe para novos alunos, mesmo os lutadores de MMA que já têm experiência, mas, no caso de Jones, também foi uma opção do próprio campeão.

– Ele falou, “Quero ser faixa-branca, não sou faixa-azul porque eu nunca treinei de quimono.” Não acho que ele vai ficar um ano de faixa branca, acho que de repente vai graduar em uns três meses. Por ele ter experiência no wrestling, ele se sai bem, mas ele precisa saber as regras do jiu-jítsu, do quimono, precisa entender a filosofia. Mas ele é um campeão de verdade, bem centrado, quer a faixa azul pelo merecimento, não pelo nome.

Tussa trabalhou três vezes por semana com Jones nas últimas oito semanas, com algumas pausas por conta da programação dos dois – o americano teve compromissos de mídia e com patrocinadores, e o brasileiro disputou o Pan-Americano e o Mundial Pro de Jiu-Jítsu. No tempo limitado que teve com o campeão, Tussa focou na defesa das posições mais prováveis de serem atacadas por Chael Sonnen, desafiante de Jones neste sábado, no UFC 159.

UFC 159

27 de abril de 2013, em Newark (EUA)

CARD PRINCIPAL

Jon Jones x Chael Sonnen

Michael Bisping x Alan Belcher

Roy Nelson x Cheick Kongo

Phil Davis x Vinny Magalhães

Jim Miller x Pat Healy

CARD PRELIMINAR

Rustam Khabilov x Yancy Medeiros

Gian Villante x Ovince St. Preux

Sara McMann x Sheila Gaff

Bryan Caraway x Johnny Bedford

Leonard Garcia x Cody McKenzie

Nick Catone x James Head

Steven Siler x Kurt Holobaugh

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile