Ceará
Taxa de sub-registro de bebês no Ceará é superior à do Brasil, aponta IBGE
Dos 134.656 nascidos vivos em 2018 no Ceará, cerca de 4.941 (3,67%) não foram registrados no mesmo ano nem no primeiro trimestre do seguinte. A estimativa é da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (9).
De acordo com o levantamento, a taxa de sub-registro do estado é a terceira maior do Nordeste, atrás de Maranhão, 4,7%; e Pernambuco, 4,51%; e superior à do Brasil, onde 2,37% dos 2,9 milhões de nascidos vivos não entraram para os registros cartoriais no período ideal. O IBGE explica que as estimativas são defasadas em um ano, porque dependem da consolidação de dados por parte do Ministério da Saúde.
No Ceará, quatro municípios registraram taxa de sub-registro em 2018 acima de 10%: Guaraciaba do Norte, com estimativa de 723 nascidos vivos e 15% não registrados; Várzea Alegre, com 551 nascimentos e 12% de sub-registro; Itapiúna, com 248 nascidos e 11% sem registro; e Orós, onde nasceram 274 bebês em 2018, e 10,6% não foram registrados no tempo correto.
Na capital, a taxa é maior que a do estado: a estimativa é de que 36.277 pessoas nasceram em 2018 em Fortaleza, das quais 4,36% não entraram para os registros cartoriais no mesmo ano nem até o trimestre do ano seguinte.
O sub-registro de nascimentos, como define o instituto, “refere-se ao conjunto de nascimentos não registrados no mesmo ano de sua ocorrência ou no primeiro trimestre do ano subsequente”. O indicador é importante “para sinalizar quão distante o País está de cumprir com a exigência básica de reconhecer o recém-nascido como cidadão, e, consequentemente, fortalecer as ações de políticas públicas voltadas para o aumento de tais registros”, complementa.
Entre as causas, como lista o próprio IBGE, estão associados fatores diversos, “como pobreza, exclusão social, distância entre o local de ocorrência do nascimento e o cartório, bem como custos incorridos para se efetivar o registro”.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

