Brasil
IBGE apresenta proposta para mapeamento de áreas verdes nas cidades brasileiras
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, nesta segunda-feira (8), uma proposta inédita para o mapeamento de áreas verdes urbanas no Brasil. O projeto-piloto está sendo testado nas cidades de Guarulhos (SP) e Palmas (TO), escolhidas por apresentarem características climáticas, urbanas e ambientais distintas. O objetivo é validar uma metodologia que possa ser aplicada futuramente em todo o território nacional, com base na definição de áreas verdes urbanas prevista no Código Florestal Brasileiro, que considera espaços públicos ou privados com vegetação natural ou recuperada.
Segundo Manuela Mendonça de Alvarenga, responsável técnica pela pesquisa, a proposta utiliza critérios internacionais, como o padrão da ONU-Habitat para delimitação das áreas urbanas, e combina dados de cartografia colaborativa com imagens de satélite. A metodologia ainda incorpora a classificação proposta pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que inclui tipos variados de áreas verdes, como parques, praças e canteiros. Essa abordagem visa não apenas identificar essas áreas, mas também analisar sua distribuição e função no contexto urbano.
Em Guarulhos, o estudo identificou 7.096,37 hectares de áreas verdes urbanas, o equivalente a 45% da área urbanizada considerando um raio de 800 metros do centro da cidade. Já em Palmas, foram mapeados 5.137 hectares nessa mesma faixa, representando 49,11% da área urbanizada. No entanto, quando se considera apenas o recorte intraurbano — excluindo as áreas periurbanas — os números caem significativamente: 6.036,73 hectares (38%) em Guarulhos e 977,99 hectares (10%) em Palmas. Essa diferença é atribuída, especialmente no caso de Palmas, à presença de grandes matas ciliares ao longo dos rios que cortam a cidade. A expectativa é que, após validação, o modelo sirva de base para treinar algoritmos de inteligência artificial, permitindo a automação do mapeamento em escala nacional.
-
Brasil2 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil2 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes2 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo2 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará2 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Ceará2 dias atrásCidadãos podem solicitar imagens de câmeras de monitoramento de Fortaleza; veja como
-
Noticias2 dias atrásNordeste terá R$ 340 milhões para modernizar redes elétricas e reduzir cortes de energia
-
Brasil2 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito
