Conecte-se conosco

Saúde

Taxa de fumantes passivos no trabalho cai nos últimos quatro anos no Brasil

Publicado

on

O número de fumantes passivos no ambiente de trabalho teve queda de 34,4 % nos últimos quatro anos. É que uma pesquisa realizada pela vigilância de doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, apontou que essa redução ocorrida entre o ano de 2011 a 2015, foi um resultado das ações promovidas pelo governo federal no combate ao tabagismo e, poucos sabem mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça exposta do tabaco também está relacionada ao aumento do risco de câncer de pulmão e que o fumo passivo foi a terceira maior causa de morte evitável no mundo.

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) também apurou que desde que o governo federal criou a Lei Antifumo que proíbe o ato de fumar em espaços fechados, o número de fumantes passivos no trabalho teve queda de 34,4% entre os adultos nas capitais brasileiras. A redução do preço do cigarro também está diretamente ligada à redução do consumo do cigarro em toda à população.

Em, 2011, a média era 12,2% de pessoas expostas a fumaça do tabaco no trabalho. Segundo a Vigitel, esse número caiu em 2015 para 8%.

O índice dos homens que inalaram à fumaça passivamente foi maior que o da mulher com uma diferença de 7%. A frequência do fumo passivo no trabalho foi superior entre os brasileiros com idades entre 25 e 64 anos.

As capitais que apresentaram o maior percentual de queda no número de tabagistas passivos dentro do trabalho foram: Palmas , Belo Horizonte, Porto Velho e Goiânia, dentre essas, Palmas ficou com o maior índice percentual, atingindo 50,3%. Já as capitais que mostraram menor taxa foram: Florianópolis, São Paulo e Teresina e, a capital de Teresina ficou entre a maior delas com 20,5%. O estudo foi realizado com mais de 54 mil pessoas, maiores de 18 anos, nas 27 capitais do país em 2015.

O estudo, também, apresentou uma redução no número de fumantes passivos dentro de casa. Segundo a Vigitel 2015, a queda foi de 22,8% entre a população adulta nas capitais brasileiras. Já em 2011, o número era de 11,8% caindo para 9,1% no atual levantamento. A frequência de fumantes passivos no domicílio foi maior entre os mais jovens (18 a 34 anos), em ambos os sexos, sem distinção segundo escolaridade. Entre as capitais que apresentaram a maior diminuição nesse período estão: Fortaleza (52,3%), Boa Vista (51,3%) e Vitória (51.2%).

Para incentivar o combate do tabaco no Brasil, o Ministério da Saúde fortaleceu com a implementação da política de preços e de aumento de impostos dos produtos derivados do tabaco e álcool. Houve também o fortalecimento, no Programa Saúde na Escola (PSE), das ações educativas voltadas à prevenção e à redução do uso de álcool e do tabaco.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias1 dia atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 dia atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 dia atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 dia atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 dia atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará2 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo2 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia2 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu3 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias4 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias4 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias4 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias4 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.