Noticias
Tão longe, tão perto: Água na Lua e como os “ETs nos veriam”
Duas descobertas e estudos nos colocam mais próximos do vasto universo. Ou, por outro lado, “eles” mais próximos de “nós”.
Na última segunda-feira (26/10), a NASA informou que descobriu água congelada na superfície da Lua. Esta é a melhor evidência já encontrada pelos astrônomos.
O gelo encontrado está se espalhando e alcançando áreas tanto iluminadas pelo sol quanto por bolsões escuros que vivem sempre à sombra do satélite terrestre.
As suspeitas de água na Lua eram antigas, mas a confirmação se deu pois foram detectadas moléculas reais do líquido. A notícia muda o panorama de explorações no satélite, indicando grande presença de água em outros locais não explorados.
O que foi encontrado, porém, é como se fosse um copo de 350ml de água espalhada em um metro cúbico de solo.
Já outra pesquisa mostrou como a Terra seria vista ou descoberta por supostos extraterrestres. O levantamento foi publicado na revista Montly Notices of the Royal Astronomical Soceity: Letters, dos pesquisadores Lisa Kaltenegger e Joshua Pepper.
Foram identificadas 1.004 estrelas em um raio de 300 anos-lus da Terra. Essas estrelas, semelhantes ao sol, teriam em sua órbita plantas e zonas habitáveis. Com isso, seria possível que esses elementos pudessem “nos ver”, seja por telescópios ou outra tecnologia.
A pesquisa foi na linha de “quem poderia estar nos vendo neste exato momento?”, por um método conhecido como “método de trânsito”, usado pela NASA para encontrar exoplanetas. Esses lugares estão alinhados com a Terra, usando esse mesmo recurso para “nos encontrar”.
Fonte: SBT Jornalismo
-
Ceará4 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Ceará3 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo4 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Iguatu3 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE
-
Iguatu3 semanas atrásBastidores: O “recuo do equívoco” no PL 036 em Iguatu

