Noticias
SUS passa a oferecer cirurgia de câncer de próstata com auxílio de robôs
O Ministério da Saúde, por meio de uma portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Sectics), autorizou a incorporação da prostatectomia radical assistida por robô no Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento passa a ser oferecido como opção de tratamento para pacientes com câncer de próstata em estágio clinicamente avançado.
A prostatectomia radical é uma cirurgia com finalidade curativa, indicada principalmente nos casos iniciais da doença. O procedimento consiste na retirada completa da próstata e das vesículas seminais, com o objetivo de eliminar o tumor e reduzir as chances de recorrência do câncer. Em alguns casos, também é feita a remoção dos linfonodos pélvicos.
Com a nova tecnologia assistida por robótica, o procedimento tende a ser mais preciso e menos invasivo, o que pode resultar em menor tempo de recuperação e redução de complicações para os pacientes. A inclusão dessa técnica no SUS representa um avanço no acesso a tratamentos modernos e mais eficazes contra o câncer de próstata.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

