Ceará
SPD e Proerd se unem para ampliar ações de prevenção às drogas no Ceará
A união faz a força. O ditado é antigo, mas bem se aplica para demonstrar a avaliação final dos participantes da reunião realizada entre gestores da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O objetivo do encontro, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), na sede da SPD, foi consolidar a parceria e elaborar um planejamento de ações a serem desenvolvidas ao longo de 2016 no âmbito da prevenção às drogas no Ceará, com ênfase nas crianças, jovens e seus familiares.
A discussão aberta e democrática entre os participantes da reunião, comandada pela titular da SPD, Mirian Sobreira, levou à formação de um Grupo de Trabalho (GT) para a formatação de uma proposta de ações de prevenção nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, inclusive com a assinatura de termo de cooperação entre a SPD e o Proerd. Já no primeiro semestre deste ano, o trabalho em conjunto deverá ser desenvolvido em 20 municípios cearenses onde a Secretaria ampliará ou aplicará, a partir do primeiro semestre de 2016, os programas inseridos no Sistema Integrado de Prevenção (SIP).
Cidades que compõem a macrorregião Centro-Sul do Ceará já beneficiadas com as ações do SIP ganharam a condição de projeto-piloto para a parceria entre a SPD e o Proerd. A ideia é alcançar todas as escolas públicas municipais e estaduais dos 20 municípios, levando ações preventivas para os estudantes matriculados no primeiro ano do ensino fundamental até o ensino médio. Os pais dos alunos também serão beneficiados.
As cidades acolhidas na parceria serão as seguintes: Aracati, Barbalha, Camocim, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Sobral, Tianguá, Russas, icó, Crato, Eusébio, Beberibe, Massapé, Maranguape, Acopiara, Viçosa do Ceará e Itapipoca. As atividades do GT deverão estar concluídas até o final deste mês para posterior avaliação e ajustes dos termos da parceria por parte das direções da SPD e Proerd e, em seguida, a aprovação do acordo pelo governador Camilo Santana.
A secretária Mirian Sobreira comemorou o resultado da reunião. A titular da SPD acredita que o engajamento do Proerd nas ações da Secretaria representa uma contribuição significativa no âmbito da prevenção às drogas em todo o Estado. O secretário executivo do Proerd, capitão José Messias Mendes Freitas também destacou a parceria. Ele considera que a união de forças só trará benefícios para a população cearense.
Desde a sua implementação no Ceará, em 2001, o Proerd já contemplou mais de 450 mil alunos distribuídos em quatro mil escolas de 100 municípios cearenses, contando com o trabalho de 63 instrutores vinculados à SSPDS. Somente no ano passado, 49.332 alunos foram diplomados pelo programa, em que policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem curso de prevenção às drogas e à violência em salas de aula.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

