Regional
Setembro Amarelo: STDS alerta sociedade sobre prevenção ao suicídio
Considerado um problema de saúde pública, o suicídio vem se tornando uma das maiores causas de mortes no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, morre uma pessoa, o que equivale aproximadamente 2.000 pessoas por dia. Dentro dessa realidade, o Brasil é um dos países com maior número de mortes por suicídio: cerca de 32 por dia.
Diante dos dados alarmantes, a secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através da Coordenadoria de Promoção do trabalho e Renda/CESP/SINE, realiza às 14 horas desta quarta-feira (21), palestra do psiquiatra, Fábio Gomes, para discutir a prevenção ao suicídio no Ceará. O objetivo é combater um problema de saúde pública que infelizmente ainda é tratado como tabu em nossa sociedade.
“Promovemos esse encontro porque entendemos que o tema é de extrema importância, considerando o aumento do número de vitimas por suicídio, que já supera as mortes por Aids e alguns tipo de câncer. Esses dados são preocupantes e demonstram que ainda precisamos mudar nossa cultura de não falar sobre determinados assuntos, criando tabus sobre assuntos que infelizmente fazem parte da nossa realidade e podem atingir inclusive pessoas bem próximas”, explica Dorinha Madeira, Orientadora da Célula de Educação Social e Profissional.
A palestra de Fábio Gomes é mais um ato da STDS em apoio a campanha “Setembro Amarelo”, chamando a atenção para o assunto. “Precisamos discutir esse assunto para que possamos entender, enquanto sociedade, que em 90% dos casos de morte por suicídio, existe uma prevenção. Precisamos exercitar o ouvir e estar mais atentos aqueles que estão a nossa volta, tornando o mundo um pouco mais humano. A dor pode ser evitada, nós só precisamos prestar mais atenção ao outro”, declara o psiquiatra.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Serviço
Data: 21 de setembro (quarta-feira)
Hora: 14h às 15h
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora
Assessoria de Comunicação Social
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

