Galerias
Sesc recebe nova etapa do projeto Sonora Brasil neste domingo
[caption id="attachment_20254" align="alignnone" width="715"]
Destaladeiras de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa fazem única apresentação em Iguatu (Frederico Ishikawa)[/caption]
O Sesc Iguatu recebe neste domingo, 05, a 2ª etapa do projeto Sonora Brasil 2015/2016, que este ano traz como tema “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho”.

Destaladeiras de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa fazem única apresentação em Iguatu (Frederico Ishikawa)
O Sesc Iguatu recebe neste domingo, 05, a 2ª etapa do projeto Sonora Brasil 2015/2016, que este ano traz como tema “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho”.
A apresentação acontece no teatro da unidade com o grupo Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL). A entrada é gratuita.
Formado por cinco mulheres da região de Sítio Fernandes, município de Arapiraca, e pelo mestre de coco de roda Nelson Rosa, o grupo traz no repertório canções tradicionalmente entoadas na rotina laboral da destalação, além de cantigas de barreiro e tapagens de casa, os rojões de eito entoados nas tarefas da roça e o pagode, música que embalava as festas em que a comunidade comemorava o chamado derradeiro dia de fumo, no encerramento da safra.
Os cantos das destaladeiras são entoados em várias vozes, no improviso dos versos, geralmente tirado pelas líderes do salão, são em forma de trovas rimadas e têm como característica serem arrastados e sem acompanhamento instrumental.
Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais”, desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Turnê
Além de Iguatu, a turnê das Destaladeiras alagoanas passa por Fortaleza, Meruoca, Juazeiro do Norte e Crato.
Serviço
Sonora Brasil
Quando? Amanhã, às 20h
Onde? No Teatro do SESC Iguatu
Quanto? Gratuito
-
Ceará1 dia atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Brasil1 dia atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
-
Brasil1 dia atrásMais de 1 milhão de eleitores justificaram ausência no segundo turno até as 9h, informa TSE
-
Brasil1 dia atrásSegundo turno tem 58 ocorrências policiais e substituição de 900 urnas no Brasil
-
Brasil1 dia atrásLula e Flávio Bolsonaro votam no segundo turno das eleições 2026
-
Brasil3 dias atrásBrasil identifica indícios de minerais como cobre, ouro e prata no fundo do Atlântico
-
Brasil1 dia atrásAPURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2026-SEGUNDO TURNO
-
Mundo3 dias atrásFeira na China apresenta tecnologias para tarefas domésticas e cuidados com a saúde
