Economia
Senadores defendem a votação para Reforma Tributária
[caption id="attachment_14149" align="alignnone" width="600"]
Foto: Divulgação[/caption]
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, quase 54% dos impostos arrecadados são pagos por quem tem renda de até três salários mínimos, o que equivale a quase 80% da população.

Foto: Divulgação
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, quase 54% dos impostos arrecadados são pagos por quem tem renda de até três salários mínimos, o que equivale a quase 80% da população.
O estudo revela que a maior parcela dos recursos que entra nos cofres públicos vem do consumo. Ao analisar os dados, o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, defendeu a votação de uma Reforma Tributária que alivie o bolso dos trabalhadores. Ele destacou que os consumidores de baixa renda e os mais ricos pagam o mesmo percentual de impostos quando vão ao supermercado. Ele espera que o Senado vote os projetos que reduzam a tributação da cesta básica e de remédios.
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, também defende a desoneração de produtos básicos. Mas alertou que essa proposta só vai prosperar se a equipe econômica repuser as perdas de arrecadação. Lindbergh sugeriu a taxação das grandes fortunas e de bens supérfluos, como iates e jatinhos, embora lembre que essas iniciativas estão paradas no Congresso Nacional.
Quando você começa a desonerar um e outro, o governo diz que está perdendo arrecadação. Você tinha que fazer uma coisa que você diminuísse a tributação em cima de produtos consumidos no dia-a-dia pelo trabalhador e aumentar outros, que são a taxação sobre as grandes fortunas, que pagam muito pouco imposto, e sobre as grandes empresas. Então, a conta tem que ser feita assim, ressaltou Lindbergh.
Segundo o Impostômetro, os brasileiros pagaram de janeiro até agora mais de R$ 1 trilhão em tributos.
Fonte: RADIO SENADO
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

