Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Seminário internacional discute gestão pedagógica e resultados da aprendizagem

Publicado

on

Compartilhar conhecimento e experiências sobre o uso de análise de dados no aprimoramento da gestão pedagógica, a fim de melhorar os resultados da aprendizagem. Este é o objetivo do “Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem”, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto (quinta a sábado), das 8h às 17h, no Centro de Eventos do Ceará, pela Secretaria da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco.

A iniciativa integra a agenda de trabalho da parceria do Instituto Unibanco com a Seduc, que adotou, desde 2012, a estratégia do Jovem de Futuro na rede estadual do Ensino Médio. Trata-se de uma estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação, com foco na aprendizagem dos estudantes e sua permanência na escola.

O evento conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto de Ensino Insper. O público é composto por gestores, coordenadores escolares e técnicos das coordenadorias regionais.

A Secretaria de Educação fez chegar a estratégia de gestão para o avanço contínuo em 649 escolas de Ensino Médio do Ceará, impactando mais de 320 mil alunos. A gestão com foco na aprendizagem teve papel fundamental para que o Ceará fosse o 4º Estado brasileiro mais bem posicionado no IDEB, o principal indicador de educação do país.

“Os resultados dos últimos anos nos mostram que estamos no caminho certo para elevar, cada vez vez mais, a aprendizagem dos nossos jovens da rede estadual de ensino”, destaca a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Para Ricardo Henriques, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, o trabalho contínuo de gestão da rede contribuiu expressivamente para os resultados. “O esforço contínuo e a visão de longo prazo deram consistência para o trabalho desenvolvido no Ceará, que hoje é um exemplo para o Brasil de que é sim possível ter uma educação pública de qualidade”, diz.

Programação do Seminário
O “Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem” marca o primeiro grande evento da parceria no ano e terá a presença de especialistas do Brasil, do Chile, de Portugal e dos Estados Unidos para três dias de discussões.

Na quinta-feira, o evento abre com a mesa “Gestão para o avanço contínuo e contexto educacional”, com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela, do secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional, Rogers Mendes, e do superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. Em seguida, o painel “Promoção da aprendizagem: estratégias e perspectivas” terá a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Santos, para tratar sobre a relação entre o desenvolvimento socioemocional e o desempenho acadêmico, e do pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), César Nunes, que discutirá a avaliação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

No período da tarde, o painel 2 abordará o tema “A importância da dimensão pedagógica da gestão – o valor da experiência”. Na ocasião, serão debatidas as experiências positivas de gestão na dimensão pedagógica com gestores do Ceará, Espírito Santo e Piauí.

Na sexta-feira, o ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato, ministrará palestra sobre os aspectos determinantes em mudanças educacionais. Em seguida, no painel 1, o professor da UFC, Jorge Lira, vai discutir sobre o Programa Cientista-Chefe em Educação Básica. Já o professor do Insper, Tadeu da Ponte, debaterá sobre o modelo de formação de professores no conhecimento pedagógico da matemática.

À tarde, a partir de 13h30, a pesquisadora da Universidade de Boston (EUA), Lynsey Gibbons, participará do painel 2, debatendo o desenvolvimento coletivo dos professores de matemática. No mesmo espaço, a pedagoga Paula Louzano discutirá como as escolas da Educação Básica podem colaborar e interagir com o Ensino Superior a serviço de uma formação de professores de excelência.

No Painel 3, a PhD em Educação, Carolina da Costa, debaterá sobre a aprendizagem das ciências com base nos componentes essenciais do pensamento científico. Já a professora da Universidade Católica Portuguesa Joana Rato, especialista em Psicologia Cognitiva, tratará sobre as evidências científicas para o ensino de matemática e ciências.

Na manhã de sábado, o seminário será dedicado aos professores de matemática. Às 9h10, os professores Jorge Lira e Tadeu da Ponte realizarão palestra com o tema “O perfil profissional do professor de Matemática: competências, habilidades, formação e avaliação do conhecimento pedagógico do conteúdo”. Em seguida, serão discutidos em grupos de trabalho os resultados da avaliação do conhecimento pedagógico da matemática.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias3 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias3 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias3 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu4 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias5 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias5 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias5 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento5 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias5 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias6 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias6 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo6 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo6 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes6 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu6 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando6 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias6 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu1 semana atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.