Brasil
Semana de quatro dias de trabalho será testada no Brasil
O Brasil vai participar de um projeto-piloto global que propõe a redução da jornada de trabalho para 32 horas semanais, sem diminuir o salário. A partir de novembro, 20 empresas brasileiras vão adotar a semana de quatro dias de trabalho e avaliar os impactos na produtividade e na qualidade de vida dos funcionários.
O projeto tem três opções de arranjo: folgar na segunda-feira, folgar na sexta-feira ou trabalhar menos horas todos os dias. O objetivo é seguir a lógica do “100 – 80 – 100“, que significa: 100% do salário; 80% do tempo e 100% da produtividade.
O período de teste vai durar seis meses, ao final dos quais cada empresa poderá decidir se mantém ou não o novo modelo de trabalho. O projeto é coordenado por uma organização internacional chamada 4 Day Week Global, que já realizou experiências semelhantes em outros países.
Para garantir os direitos dos trabalhadores, as empresas que participam do projeto estão negociando com os sindicatos os acordos coletivos que regulamentam a semana de quatro dias de trabalho. A expectativa é que essa mudança traga benefícios tanto para os empregados quanto para os empregadores.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

